Cipriani, no Copacabana Palace, que tem 1 estrela Michelin.

O Guia Michelin, um dos mais importantes guias gastronômicos do mundo, anunciou que irá pausar as avaliações de restaurantes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em nota, a empresa afirma que a decisão veio após a onda de incertezas gerada pela pandemia de COVID-19 e que os inspetores não podem, diante deste cenário, fazer avaliações justas e que impactem positivamente os negócios da área.

A empresa afirma que a suspensão é temporária e que os restaurantes já estrelados continuarão a ser divulgados nos canais oficiais do Guia, que nasceu na França em 1889 como mapa para viajantes e que contava com indicações de boas paradas nas estradas.

Na última edição da premiação, 14 restaurantes foram condecorados com 1 ou 2 estrelas Michelin, entre eles D.O.M, Ryo, Oro, Tuju, Jun Sakamoto, Maní e Lasai.

Veja a nota do Guia Michelin na íntegra enviada à imprensa:

Nos últimos dois anos, a crise da COVID trouxe para o setor de restaurantes, seus parceiros e toda a cadeia gastronômica desafios sem precedentes. Neste cenário, o trabalho da equipe de inspetores do Guia MICHELIN, que reconhece e valoriza a qualidade e riqueza do cenário gastronômico carioca e paulistano, foi profundamente impactado, assim como suas capacidades financeiras e operacionais.

Aliada à incerteza local, este contexto tem impossibilitado que os inspetores avaliem de forma justa e atualizem as seleções de restaurantes do Rio de Janeiro e São Paulo, a fim de compartilharem recomendações que respeitem os compromissos centrais do Guia MICHELIN — expertise, independência e consistência — bem como a sua metodologia histórica. Também tem impedido que a publicação desempenhe plenamente seu papel de fomentador turístico, cultural e econômico no Brasil.

Como consequência e visando manter o mais alto nível de qualidade de seus serviços, o Guia MICHELIN tomou a difícil decisão de suspender temporariamente a atualização de sua seleção de restaurantes no Brasil.

No entanto, os estabelecimentos brasileiros selecionados continuarão a ser promovidos com suas distinções nas plataformas digitais do Guia MICHELIN — site e aplicativos. Nelas, o Guia informa aos leitores que essas recomendações são baseadas em visitas anteriores feitas pela equipe de inspeção, trazendo a menção “Última atualização: setembro de 2020”. Além disso, o Guia MICHELIN continuará a compartilhar artigos em seu site e mídias sociais do Brasil.

Desde 2015, o Guia MICHELIN tem destacado a gastronomia do Rio de Janeiro e São Paulo, ilustrando o rico cenário gastronômico e a diversidade culinária das duas cidades. A fim de continuar a dar destaque à alta qualidade da gastronomia do Brasil e de seus talentosos chefs, neste momento, o Guia MICHELIN busca encontrar apoio para retomar suas atividades de seleção e recomendação o mais breve possível.

 

Você também pode gostar