Minas Gerais ganha projeto de turismo gastronômico

Minas Gerais ganha projeto de turismo gastronômico

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Minas Gerais acaba de ganhar um projeto de promoção ao turismo gastronômico. No final de outubro, foi ao ar a nova multiplataforma Cumbucca, que vai funcionar como um agregador da cadeia gastronômica do estado, com calendário de eventos, mapas gastronômicos, rotas turísticas, histórias e causos sobre pratos, ingredientes, produtores e cozinheiros. Além disso, a iniciativa pretende atrair mais  visitantes, movimentar o turismo na região e contribuir para o aumento do “orgulho mineiro”.

O projeto foi idealizado pelo produtor cultural Marcelo Wanderley que, desde 2013, coordena eventos como Gastronomia da Praça, Foodie Experience, Congresso Mineiro de Gastronomia, Gastronomia tá na Moda, Fuegos Festival e Prazeres da MESA.

Wanderley defende que a riqueza alimentar-cultural de Minas Gerais tem grande potencial de atratividade turística e precisa ser mais divulgada. “Para além do queijo, do café e da cachaça, a comida mineira apresenta uma gama muito mais diversa, se observamos cada canto do estado. É incalculável a imensidão dessa nossa cultura, que envolve desde as receitas tradicionais, até modos de fazer, ingredientes únicos, influência de culturas negras e indígenas, e as histórias das cozinheiras, produtores, lugares que trazem verdadeira alma para os pratos”, explica.

COMO FUNCIONA O TURISMO GASTRONÔMICO EM MG

A Cumbucca foi desenhada com foco no conteúdo e experiência do usuário para ser uma ferramenta útil e simples na hora de pensar, planejar e viver uma viagem por Minas Gerais. A plataforma reúne informações sempre atualizadas e recomendações de profissionais apaixonados por Minas e que entendem do mercado.

“Uma pesquisa do governo estadual apontou que 29,2% dos visitantes disseram que a gastronomia é o primeiro item a ser lembrado quando se fala em Minas Gerais. Isso é mais uma prova de sua importância em nossa identidade. A mesma pesquisa mostra que o pão de queijo foi ressaltado por 41,5% dos turistas. Sem desmerecer esse nosso patrimônio, o nosso plano a médio e longo prazo com para a Cumbucca é mudar esse dado. Queremos fortalecer outros elementos, outros pratos, outros lugares, outras histórias, para agregar à imagem turística de Minas. E, assim, contribuir para um reposicionamento como destino diverso, atrativo, rico, e acolhedor”, defende Marcelo Wanderley.

Como parte do projeto de divulgação do Cumbucca, foram gravados vídeos com personalidades mineiras como o chef Léo Paixão, Nenel (Baixa Gastronomia), o chef Américo Piacenza, o arquiteto Gustavo Penna e a jornalista Lorena Martins (O Tempo), entre outros, que vão explorar algumas riquezas gastronômicas de Belo Horizonte. A ideia é levar este conceito para trazer à tona personagens e histórias da gastronomia de todo o estado.

CUMBUCCA

Site: www.cumbucca.com.br

Instagram: @cumbucca

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