Site abre vaquinha para ajudar chef de cozinha que mora nas ruas de São Paulo

Site abre vaquinha para ajudar chef de cozinha que mora nas ruas de São Paulo

- em Empreender, Matérias
seu Wando pede ajuda em ônibus em São Paulo | Foto: voaa.me

O site Razões Para Acreditar, conhecido por contar histórias inspiradoras e criar ações sociais colaborativas, criou uma vaquinha virtual para ajudar um morador de rua de São Paulo que foi flagrado num ônibus pedindo ajuda.

Seu Wanderlan, conhecido como seu Wando, tem 62 e vive há um ano embaixo de um viaduto do centro da capital, num barraco improvisado. Na foto que viralizou nas redes sociais, ele aparece vestido com dólmã e com uma placa escrito “Chefe de cozinha com experiência internacional. Desempregado. Peço ajuda”.

Natural da Bahia, seu Wando contou ao Razões Para Acreditar que vive em São Paulo há 14 anos e que começou sua carreira em uma padaria, passando  pela cozinha de vários restaurantes brasileiros e no exterior. Afirmou que perdeu seu emprego na pandemia e que se separou da esposa, com quem tem quatro filhos. Sem renda, a solução foi sobreviver nas ruas.

O que chamou a atenção das pessoas durante o pedido de ajuda no ônibus, foi que seu Wando não queria ajuda para si próprio, mas para continuar alimentando as pessoas que viviam com ele na mesma situação.

“Aqui, eu descobri o que mais quero mesmo para minha vida, ter um restaurante social, onde trabalhe fazendo o que amo e ajudando as pessoas, é tanta gente passando fome”, disse para a equipe do site, afirmando também que tem o sonho de ensinar outas pessoas a cozinhar para que tenham uma profissão.

Seu Wando e o fogão improvisando onde cozinha para a sua comunidade | Foto: voaa.me

Segundo informações do site Voa, responsável pela vaquinha, na comunidade existe uma kombi-trailer, que precisa de reforma e equipamentos para ser utilizada. O conserto tem que ser feito no motor, parte elétrica, carroceria, instalar um gerador, caixa d ‘água, equipamentos de cozinha e armazenamento. É por lá que seu Wando quer começar, já aproveitando o que tem. Em princípio, a ideia é vender focaccias com a ajuda de pessoas da comunidade que estão sem emprego.

A vaquinha, feita para ajudar nesta restauração da kombi, já atingiu 83% da meta. No total, são esperados R$50.000  arrecadados. As doações podem ser feitas a partir de R$25. ACESSE O SITE PARA COLABORAR.

“Aqui tem sim pessoas com algum tipo de dependência. E desde quando cheguei, já vi muita gente mudar através da comida, da solidariedade. Pessoas que não se importavam com nada, hoje estão a meu lado lutando, buscando alimentos, para ajudar os que mais precisam”, afirmou seu Wando.

A kombi que será restaurada com o dinheiro das doações | Foto: voaa.me

 

Você também pode gostar

‘Promo Week’ para bares e restaurantes acontece em agosto

Descontos imperdíveis para adquirir produtos e serviços, prazos