Claudia Matarazzo lança guia para servir comidas regionais brasileiras

Claudia Matarazzo lança guia para servir comidas regionais brasileiras

- em Leitura, Matérias

Com o intuito de enaltecer a gastronomia brasileira, a jornalista, apresentadora e escritora Claudia Matarazzo acaba de lançar o livro Mesa Brasileira: guia para degustar e servir melhor nossa comida regional.

Novidade da Editora Senac São Paulo, a obra apresenta ingredientes, receitas e pratos do Brasil que merecem ser valorizados. O texto discorre sobre o mix de influências (europeias, africanas e indígenas) que, ao longo dos séculos, resultou em uma “etiqueta brasileira” – sendo diferente em cada região, pois há peculiaridades na maneira de cozinhar, servir e comer nos cinco cantos do país.

Pelas páginas, o leitor viaja no tempo, com histórias do período colonial e do Império, com curiosidades sobre o que se comia na época. Ao aterrissar na atualidade, a obra apresenta os itens que compõem os pratos de cada região do Brasil, com participação de chefs renomados que representam as regiões e ainda compartilham sugestão de cardápio. Muito além de um livro de receitas, Claudia busca contextualizar cada prato, pois acredita que conhecer nossa história e a cultura de cada lugar torna mais saborosa a experiência da degustação. Para isso, contou com a ajuda essencial do chef, professor e pesquisador Carlos Manoel Almeida Ribeiro.

Claudia já viajou o mundo, mas reafirma que não há culinária mais rica que a brasileira: “A comida e os sentimentos que ela desperta falam com as pessoas — e vão direto ao que lhes é mais sagrado: suas lembranças mais afetivas e antigas. Entender a história da nossa comida regional foi uma linda viagem por lugares que já conhecia, mas com um outro olhar. Não pretendo aqui ditar as regras da comida regional brasileira, ao contrário: a ideia é mostrar como cada região tem sua maneira de cozinhar, servir e comer — e dar a quem lê este livro a oportunidade de saborear mais e melhor esses pratos”.

Você também pode gostar

Produção de lúpulo no Brasil vira livro

A produção de lúpulo no Brasil, ainda é