21 de maio é Dia Internacional do Chá: conheça 12 curiosidades sobre a bebida 

21 de maio é Dia Internacional do Chá: conheça 12 curiosidades sobre a bebida 

- em Empreender
Chá branco do Sitio Shimada, colhido e processado por mim durante a Rota do Chá, em Registro | Foto: Fran Micheli

Bebida atrai público brasileiro e pesquisas indicam tendência de consumo no País; Semana da Cultura do Chá no Brasil acontece de 29 de julho a 4 de agosto.

No dia 21 de maio, amantes de chá ao redor do mundo terão um motivo a mais para se reunir e levantar suas xícaras: afinal, é Dia Internacional do Chá! Esta data especial é uma oportunidade perfeita para mergulhar nos segredos de uma das bebidas mais consumidas no mundo. 

Mais do que uma Bebida: Uma Viagem pela História

Originário da planta Camellia Sinensis, o chá é consumido há mais de 5.000 anos. Diz a lenda que o imperador chinês Shen Nong descobriu o chá por acaso, quando folhas da planta caíram em sua água fervente. Desde então, a bebida conquistou paladares em todo o globo, tornando-se um símbolo de hospitalidade e meditação em muitas culturas.

10 curiosidades sobre o Chá e a Camellia sinensis

Chá vem de uma única planta

Todas as variedades de Chá vêm da mesma planta, a Camellia Sinensis. Os chás das 6 famílias verde, preto, branco, amarelo, oolong e pós-fermentados, são todos feitos a partir de suas folhas e brotos, porém, a diferença está nos processos de oxidação e fermentação que cada tipo de chá sofre. Por isso, os mestres de chá são extremamente importantes, já que são eles os responsáveis pela forma de cultivo e processamento que darão a identidade de cada chá.

Matcha Cerimonial Namu, um tipo de chá verde: a mais alta graduação de qualidade | Foto: Fran Micheli

Outras plantas geram infusões

Apesar de ser comum no Brasil chamarmos de “chá” todas as bebidas infundidas derivadas de plantas – muito por conta das tradições indígenas e portuguesas -, esta terminologia não é a mais adequada, segundo profissionais. Bebidas derivadas do hortelã, alecrim, camomila, melissa, entre outras plantas, são “infusões”, “tisanas” ou ainda “chás herbais”. 

A Segunda Bebida Mais Consumida do Mundo

Depois da água, o chá é a bebida mais consumida globalmente. Todos os dias, cerca de 2 bilhões de pessoas tomam chá, seja ele quente ou gelado, puro ou com leite e açúcar.

Dia do Chá já foi modificado

O Dia Internacional do Chá era celebrado em 15 de Dezembro por diversos países produtores. No entanto, em 2020, a importância desta cultura foi oficialmente reconhecida pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e a data desta homenagem ficou estabelecida mundialmente em 21 de Maio.

O Chá é associado à meditação 

Apesar de ter sido “descoberto” na China, o chá foi levado para o Japão – onde foi adaptado para a sua cultura – por monges zen budistas, que o utilizavam como auxílio para o estado meditativo. A presença da L-Teanina, aminoácido encontrado apenas na Camellia sinensis e em alguns tipos de cogumelos, colabora para o relaxamento do corpo e mente sem sonolência, também estimulando o foco e a concentração. 

Cerimônia japonesa, com preparo de matcha | Foto: Getty Images

Chineses classificam a “energia” do chá

Para os chineses, cada chá impacta o corpo com uma determinada energia. Eles utilizam a palavra “Qi” para compreender de forma integrativa o efeito que as bebidas trazem para quem consome, não apenas no campo físico, mas também, no campo energético.

Bebida ganha espaço na gastronomia

Não é de hoje que chefs de cozinha, chefs pâtissieur, mixologistas e baristas vêm apostando no chá como ingrediente de receitas diversas. Ele já é utilizado em lattes – o matcha latte é um hit nas cafeterias das grandes cidades – em molhos, gelatos e sobremesas diversas. A Vivi Wakuda, Chef Pâtissière em São Paulo, é uma das grandes adeptas do chá em suas criações. 

Ensino da Cultura do Chá Brasil

O Brasil conta com entidades que promovem a formação de profissionais do setor de chás, sejam especialistas, sommelières, consultores ou empreendedores. É o caso da Escola de Chá Embahú, pioneira no ensino exclusivo da cultura do chá no País.

Famílias do Vale do Ribeira representam produção no Brasil

Três famílias são as principais produtoras de chás no Brasil e todas ficam no Vale do Ribeira – SP. Amaya, Shimada e Yamamaru produzem, respectivamente, 90 toneladas, 500kg e 60kg de chá por ano. Há também a Yamamotoyama, multinacional japonesa com mais de 330 anos de atuação, responsável por 1.530 toneladas de folhas verdes. Há também chazais pequenos e/ou selvagens em Minas Gerais e na Serra da Mantiqueira. 

Brasil tem associação de profissionais

Fundada em 2019, a AbChá é a associação de profissionais, empresários e entusiastas do chá, que promove eventos e atividades para fortalecimento do setor. Atualmente, são mais de 100 empresas brasileiras associadas.

Chá é tendência de consumo no Brasil

Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.

Semana da Cultura do Chá no Brasil celebra a bebida em 2024

A Semana da Cultura do Chá no Brasil 2024 já tem data marcada: de 29 de julho a 4 de agosto de 2024. Para o evento, estão previstas centenas de atividades, como workshops, promoções, encontros, degustações, webinares, e outros, que acontecerão online e presencial em vários estados, envolvendo a cultura em torno da bebida. Haverá também uma programação dedicada a empreendedores do ramo, tea blenders, gestores, proprietários de cafeterias, baristas, entre outros. 

Em 2022, a primeira edição da Semana contou com 250 empresas convidadas, cerca de 400 atividades e mais de 2.600 participantes, com apoio de embaixadas internacionais. 

SERVIÇO

Semana da Cultura do Chá no Brasil 2024

de 29 de julho a 04 de agosto

Para saber mais e acompanhar a programação: www.semanadocha.com.br e www.instagram.com/semanadocha

Você também pode gostar

abChá realiza o 2º Festival Brasileiro do Chá durante a Naturaltech

A Associação Brasileira do Chá, abChá, que tem