6 pizzarias napolitanas para conhecer no Brasil

6 pizzarias napolitanas para conhecer no Brasil

- em Empreender

Feita ao estilo de Nápoles, terra natal da pizza, a receita da moda tem massa mais leve, bordas altas e crocantes, discos abertos a mão e servidas em tamanho individual.

Símbolo da gastronomia italiana, o estilo napolitano de fazer pizza surgiu no século XVIII, em Nápoles. Segundo a tradição, o preparo leva massa mais leve, bordas altas e crocantes, discos abertos a mão e tamanho individual. Além de tudo, recomenda-se comer com as mãos.

No Brasil, a receita ganhou espaço primeiramente em São Paulo, capital. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), estima-se que mais de 9 mil endereços preparam pizzas napoletanas na cidade.

Contudo, outros estados estão ganhando destaque no segmento, como o Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Então, se você pretende fazer uma viagem e não abre mão de provar essa iguaria típica italiana, confira nossa lista com estas 6 pizzarias: melhores pizzarias napolitanas do Brasil:

Bráz Pizzaria, em São Paulo (SP)

Eleita a quinta melhor do mundo pelo prêmio 50 Top Pizza, é considerada uma tradicional pizza paulistana com inspiração napolitana, estabelecendo o padrão de qualidade para pizzas no Brasil. Ela ainda foi aplaudida pela borda crocante assada em forno a lenha e pela leveza da massa, que tem um tempo de crescimento de 48 a 72 horas.

Ciao Pizzeria Napoletana, em Porto Alegre (RS)

A pizzaria gaúcha ficou em 41º lugar no 50 Top Pizza. O estabelecimento oferece massa crocante e aerada, produzida em fermentação longa de 24 horas rende cerca, e ingredientes frescos e selecionados que surpreendem a cada mordida.

Madá Pizza & Vinho, em Curitiba (PR)

Com duas unidades na capital paranaense, o Madá também investe nas massas de fermentação natural, com receita idêntica às encontradas na Itália, e importa todos os ingredientes secos e não perecíveis diretamente dda Itália. Além disso, recentemente foi responsável por sediar o 1º Festival de Pizza Napolitana do Sul do País, com dois dias de imersão da cultura e culinária italiana.

A Pizza da Mooca, em São Paulo (SP)

O empreendimento, eleito na 77ª posição do 50 Top Pizza World, fermenta a massa por no mínimo 48 horas na geladeira, o que confere a ela leveza e sabor, e aposta em receitas clássicas com poucos e bons ingredientes de qualidade.

Ella Pizzaria, no Rio de Janeiro (RJ)

Localizada em uma charmosa casa no Jardim Botânico, a pizzaria já recebeu diversos prêmios como melhor pizzaria do Rio de Janeiro ao longo dos últimos anos. O chef Pedro Siqueira também já foi eleito chef revelação por uma premiação especializada.

 

AlmaNap, em Ribeirão Preto (SP)

A pizza napoletana também ganhou seu espaço no interior de São Paulo. O chef Claudio Aliperti é quem comanda a cozinha e nada ali é feito com “coisas que vêm em caixas ou em latas”. A pizza, legitimamente napolitana, segue a receita à risca: fina, com recheio suficiente para cobrir a massa e atenção aos detalhes: ingredientes, só de máxima qualidade. Já falamos melhor sobre essa pizzaria AQUI. 

Foto: Fran Micheli / Farofa Magazine

Você também pode gostar

21 de maio é Dia Internacional do Chá: conheça 12 curiosidades sobre a bebida 

Bebida atrai público brasileiro e pesquisas indicam tendência