Após hiato durante a pandemia, o South Beer Cup retoma as atividades seguindo o formato adotado em 2019, com inscrições abertas para marcas independentes que foram premiadas na última edição ou ganharam medalha de ouro em algum dos principais concursos do setor. O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, grupo que reúne as principais cervejarias independentes da cidade e região, é o organizador da 10ª edição do renomado campeonato que acontece entre os dias 8 e 10 de setembro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Em paralelo, o Polo promove a primeira edição da Copa Paulista de Cerveja, competição voltada especialmente aos produtores de cerveja artesanal do estado.

 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site que também disponibiliza os regulamentos, prazos e informações completas sobre o evento. Para ambos os concursos ainda dá tempo de garantir o primeiro lote que vai até dia 5 de agosto. Depois da data, o segundo lote ficará disponível até dia 20 de agosto. A organização ainda garante que, caso seja de interesse do participante, sejam feitas alterações das cervejas inscritas, até dia 20 de agosto. As amostras  devem ser enviadas de 29 de agosto a 2 de setembro. As avaliações acontecem durante os dias 8 e 9 de setembro, com cerimônia de premiação no dia 10 de setembro, dentro do Craft Beer Ribeirão .

 

Com seleção de juízes altamente qualificados, ambos os campeonatos acontecem com análises baseadas no guia de estilos da Brewers Association (associação de cervejarias americanas independentes que, desde 1979, oficializa descrições de estilo de cerveja como referência para as cervejarias e também para a avaliação de concursos cervejeiros). No caso da Copa Paulista de Cerveja, além dos estilos listados pelo BA, há também as opções de inscrever cervejas dos estilos: Brazilian Pale Ale e Catharina Sour.

 

Em sinergia com os dois concursos, o Polo Cervejeiro promove também, nos dias 8 e 9 de setembro, o Meeting Cervejeiro com palestras, workshops, conhecimento e networking para os profissionais do setor. Mais informações a respeito da programação aqui. Como não poderia deixar de ser, além do movimento dos campeonatos e conteúdo técnico do Meeting, o Craft Beer  Ribeirão terá um grande festival aberto ao público, que reúne durante três dias ( 9, 10 e 11 de setembro) mais de 20 cervejarias, 100 estilos de cerveja, música e boa comida. 

 

Sobre South Beer Cup: A primeira competição cervejeira dedicada às cervejas produzidas na América do Sul, a South Beer Cup teve sua estreia em 2011, na capital da Argentina, Buenos Aires. O concurso completa 10 anos com edição de 2022, promovida em Ribeirão Preto, São Paulo, sob organização do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto. Desde 2019, o concurso adotou o formato The Champions, que propõe que apenas cervejarias independentes e já premiadas pelo próprio South Beer Cup ou algum dos principais campeonatos cervejeiros, participem. Naquele ano (2019), houve 250 inscrições de cervejarias premiadas e foram distribuídas 42 medalhas entre 16 estilos. O Brasil levou 12 das 13 medalhas de ouro e o Chile uma. Ao todo, 18 cervejarias brasileiras foram premiadas.

 

Sobre Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto: O Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto reúne 13 cervejarias independentes da cidade e da região (Alquimia Cervejaria, BR Brew, Experiência, Invicta, Lund, Maltesa, Martinica, SP 330, Walfänger, Weird Barrel, Wolfes Bier, Pata da Onça e Oráculo). O projeto faz parte do Programa Empreender da Acirp e conta com micros e pequenas empresas do setor com o objetivo de promover e trabalhar ações conjuntas sob a bandeira do associativismo.

 

 Inscrições e mais informações acesse: 

www.craftbeerribeirao.com.br 

Você também pode gostar

Quem são e como bebem os brasileiros?

O brasileiro é um apaixonado por cervejas. De