Abracerva promove webinar com especialistas do MAPA

Abracerva promove webinar com especialistas do MAPA

- em Eventos
32

A Abracerva – Associção Brasileira de Cervejas Artesanais promove nesta quarta-feira (15/06), das 15h às 17h, em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/Abracerva), um webinar com Juçara André e Marcelo Mota, respectivamente Coordenadora Geral de Vinhos e Bebidas e Coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Os especialistas vão explicar como utilizar o “Cartilhão de Bebidas” para evitar erros de rotulagem e de composição das cervejas. Publicado pelo MAPA, o compêndio traz a consolidação das normas relacionadas à cerveja, incluindo o PIQ (Padrão de Identidade e Qualidade), com suas referências legais e descrição de definição, denominação e rotulagem, parâmetros analíticos e composição.

Os convidados do webinar também vão orientar sobre como utilizar com segurança líquidos refrigerantes nas diversas etapas da produção e passar informações dos cursos sobre produção e exportação oferecidos pelo MAPA e como acessá-los. Ao final, será aberta uma sessão para esclarecer dúvidas dos participantes.

“O conhecimento técnico e operacional da cervejaria é um ponto crucial para melhorarmos a competitividade do nosso segmento e para fortalecer a imagem das indústrias artesanais no que se refere a qualidade e segurança”, avalia o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Os palestrantes
Juçara André é Coordenadora Geral de Vinhos e Bebidas e Auditora Fiscal Federal Agropecuária de carreira no MAPA. Engenheira agrônoma e mestre em produção vegetal pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), possui experiência nos setores público e privado, tendo atuado como coordenadora na Bunge Açúcar e Bioenergia e na Prefeitura de Campinas.

Marcelo Mota é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Goiás e Auditor Fiscal Federal Agropecuário desde 2007, atuando na fiscalização de vinhos e bebidas desde então. Foi chefe da Divisão de Regulamentação de Vinhos e Bebidas entre os anos de 2015 e 2017 e chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal de Goiás entre os anos de 2017 a 2022. Ocupa atualmente o cargo de Coordenador de Fiscalização de Vinhos e Bebidas da Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas.

Serviço:
Webinar Abracerva com Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
Dia 15/06 – quarta-feira
Das 15h às 17h
Canal da Abracerva no YouTube: https://www.youtube.com/Abracerva

Você também pode gostar

Para apoiar a retomada de encontros cervejeiros, Ambev estará no IPA Day e dobrará o valor que for arrecadado pelo crowdfunding do evento

Um brinde à retomada. Após dois anos, o