Abracerva promove Road Show Cervejeiro com concursos, festivais e congressos de Norte a Sul do Brasil

Abracerva promove Road Show Cervejeiro com concursos, festivais e congressos de Norte a Sul do Brasil

- em Beber, Eventos

A Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal prepara para 2023 o Road Show Cervejeiro, um projeto itinerante com o objetivo de disseminar a cultura cervejeira nas cinco regiões do país. A série de seis eventos, que serão compostos por congressos técnicos, festivais e edições regionais da Copa Cerveja Brasil, terá início em Salvador, na semana de 24 a 28 de maio. O evento de encerramento do Road Show Cervejeiro acontece em São Paulo, em outubro.

“Assumimos o compromisso de levar cultura cervejeira de Norte a Sul do Brasil, o que é um desafio enorme em um país de dimensões continentais. Por isso, faremos o Road Show, com edições em cada região brasileira, entre maio e outubro deste ano”, explica o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino. O executivo destaca que os eventos em cada região só serão possíveis graças ao apoio dos núcleos regionais da associação.

Além de Salvador, estão programadas etapas regionais em Belém, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba, que se somam à edição de fechamento em São Paulo. O circuito de técnico, educativo, competitivo e de degustação conta ainda com patrocínio máster da startup MeuChope.

“A MeuChope nasceu com a missão de fomentar e democratizar as Cervejarias Artesanais e encontramos no Road Show da ABRACERVA um projeto já validado e com um propósito nobre de levar a informação e acesso aos quatro cantos do Brasil”, afirma Augusto Sato co-CEO da startup. “Nessa parceria quem ganha é o todo mercado cervejeiro. Mas principalmente as pequenas cervejarias do Norte e Nordeste que muitas vezes não tem espaço nos eventos cervejeiros nacionais.”, completa ele.

Bruno Laurindo
Os sócios da MeuChope: Augusto Sato (Co-CEO) e Bruno Medeiros (CEO)

Os congressos incluirão palestras técnicas e de gestão, encontros com representantes do poder público, rodada de negócios e treinamentos para profissionais e empreendedores de cervejarias e pontos de venda, que serão realizados por especialistas das regiões e da Abracerva e seus parceiros. O objetivo é difundir cultura e conhecimento sobre cerveja artesanal para consumidores, formadores de opinião.

O concurso cervejeiro marca a retomada da Copa Cerveja Brasil, agora também com edições regionais. “O novo formato era uma demanda dos nossos associados e traz como vantagens o menor custo logístico e a valorização das identidades regionais”, destaca Tarantino. Está prevista uma edição nacional final da Copa Cerveja Brasil em outubro, na capital paulista, reforçando a tradição que iniciou em Brasília (DF), em 2018 e teve sua segunda edição em Vitória (ES), no ano seguinte, com 700 cervejas inscritas.

Para promover as cervejarias locais, o Road Show Cervejeiro também inclui edições regionais do MeuChope Festival, eventos de degustação para o público. Esta é mais uma parceria com a startup cervejeira e que tem o diferencial de ser um festival todo operado pelo sistema de autosserviço, o que permite ao consumidor degustar cervejas em pequenas quantidades. Os festivais também irão valorizar a harmonização com a gastronomia local e regional.

MeuChope Week

As cervejarias que participarem do festival terão como vantagem adicional a possibilidade de oferecer para os pontos de venda com os quais possuem relacionamento vouchers de até R$ 1.000,00 validos para a primeira compra no MeuChope Marketplace.

Cada cervejaria vai receber vouchers que podem somar até R$ 20 mil, com o objetivo de ampliar o acesso dos consumidores à cerveja artesanal e iniciar os pontos de venda no uso da plataforma MeuChope.com.

Agenda nacional

Além do Road Show Cervejeiro, a Abracerva tem trabalhado para atuar nacionalmente em prol da cerveja artesanal, com eventos, ações de relacionamento governamental, participação em fóruns e conselhos para discussões em favor do segmento que envolvem questões tributárias, ambientais, econômicas, regulatórias, de sustentabilidade e diversidade.

Faz parte destes esforços a participação das cervejarias artesanais associadas à entidade no Rio de Janeiro do evento Mesa Ao Vivo Rio de Janeiro, nos dias 17, 18 e 19 de março, que abre as comemorações dos 20 anos da Revista Prazeres da Mesa, no Shopping Village Mall, na Barra da Tijuca.

A Abracerva também é apoiadora do Abra Os Trabalhos, um hub de comunicação colaborativo criado pela MeuChope que irá agregar e compartilhar ações que fomentam as Cervejarias Artesanais. O movimento inclui o site abraostrabalhos.com.br e prevê perfis no Twitter, Instagram, um podcast no Youtube e também no Spotify. O blog #abraostrabalhos fará toda a cobertura do Road Show Cervejeiro.

ABRACERVA

A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br/ .

Divulgação Abracerva
Congressos vão levar conhecimento para o mercado e formadores de opinião

Você também pode gostar

Conexão Cerveja Brasil encerra o ano de muitas atividades da Abracerva

A cidade de São Paulo recebe de 5