Maltes e lúpulos brasileiros estão na Brasil Session IPA, lançamento da Cervejaria SP 330

Maltes e lúpulos brasileiros estão na Brasil Session IPA, lançamento da Cervejaria SP 330

- em Beber
75
Maltes e lúpulos brasileiros estão na Brasil Session IPA. Foto: Divulgação

Foi no final de fevereiro deste ano de 2019 que o pessoal da Cervejaria SP 330, de Ribeirão Preto (SP) foi até a Serra da Mantiqueira (SP) para ver de perto uma colheita de lúpulos. Com o intuito de ajudar na cultura cervejeira, além de fazer ótimas IPAs, trouxeram para casa uma quantidade suficiente para lançar a Brasil Session IPA, cerveja de estilo leve e refrescante.

Do sul do país vieram os maltes, também brasileiros, pela maior produtora da América Latina, a Agrária Maltes. Com um laboratório impecável e time super profissional, a maltaria tem ótima cevada sendo cultivada, colhida e malteada em Guarapuava, no Paraná, e região. Eles atendem cerca de 30% de todo o mercado de cervejas no Brasil. A empresa é uma cooperativa bem estruturada que fez 67 anos de história no Brasil. A empresa acompanhou o projeto de perto junto com a cervejaria SP 330.

Na pequena cidade de Tuiui (SP), a Fazenda de Hop Growers fica no Circuito das Águas Paulistas e já está colhendo uma produção considerável do lúpulo conhecido como Mantiqueira, uma variedade brasileira que está crescendo na região e também em cidades mais próximas a Campos do Jordão. Outras cervejarias do estado fizeram receitas com este lúpulo que cresce cada vez mais com a intenção de divulgar os produtos regionais e nacionais. A parceria foi com a Lúpulo BR, fornecedora da flor amarga e aromática.. O Viveiro Frutopia em São Bento do Sapucaí foi onde tudo começou e tem a planta “mãe”.

Com todo esse conteúdo, conceito e receita, a SP 330 produziu um lote do estilo Session IPA, os maltes são Pilsen, Vienna e Munique e segunto Tio Limongi, cervejeiro argentinobrasileiro,  “ficaram muito bom com os aromas frescos a ervas e frutas do lúpulo Mantiqueira. Uma cerveja feita com muito respeito pensada no clima tropical e na alegria brasileira.”

Argentino, cervejeiro brasileiro. Tio Limongi.

Brasil Session IPA vai ser comercializada em versão chope e em garrafas de 500 ml.

Ficha Técnica:

Alc 4,9%

IBUs 25

SRM 7

Maltes Agrária: Pilsen, Vienna e Munique

Lúpulo BR: Mantiqueira

Você também pode gostar

Com curadoria do Instituto da Cerveja Brasil, 17º Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia Cervejeira apresenta tendências para 2022

Durante os dias 30 de maio a 1º