Barril da Budweiser ganha prêmio de design inédito

Barril da Budweiser ganha prêmio de design inédito

- em Bev Hack Lab (BHL), Content Lab, Empreender
Barril da Budweiser: prêmio por inovação e sustentabilidade | Foto: divulgação

Barril da Budweiser de 5 litros foi destaque do Prêmio ABRE por sua inovação e sustentabilidade, com combate ao desperdício e uma nova experiência para o usuário.

O barril de 5 litros da Budweiser foi o grande vencedor na categoria Tecnologia do Prêmio ABRE, promovido pela Associação Brasileira de Embalagem, um dos mais importantes do setor no País. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 21 de setembro, na Casa Giardini, em São Paulo, e contou com mais de 400 executivos brasileiros de diferentes segmentos da indústria.

O barril vencedor da Budweiser foi desenvolvido multidisciplinarmente pelo CIT – Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, capitaneado pelo diretor de inovação, Daniel Baumann, em especial pela área de “packaging”, com participação do BHL (Bev Hack Lab).O produto se destacou pelo design e também pela ergonomia, “unboxing” intuitivo e simples, e uso sustentável do barril. 

O que o barril tem de especial?

A embalagem permite controle de espuma e de fluxo de cerveja e reduzir o gotejamento indesejável, características que não têm precedentes nesta categoria. Por isso, a inovação é um passo adiante contra o desperdício e em favor do consumo responsável, já que tem a validade de 15 dias após aberto. 

O próprio processo de criação do design do barril envolveu tecnologia disruptiva, utilizando a Realidade Aumentada, que permitiu à equipe testar aspectos de “look and feel” para que compreendessem melhor como seria a experiência do usuário mesmo antes dos primeiros protótipos físicos. A tecnologia também foi usada na ergonomia, na escolha de materiais e na introdução de funcionalidades à embalagem que eram pouco exploradas ou inexistentes, como o controle de serviço do produto e do desperdício.

Marco no desenvolvimento de embalagens

Este projeto foi inovador também em termos de desafios e liderança técnica, já que foi uma jornada de dois anos para traduzir os desejos do consumidor em requisitos de engenharia, além de engajar parceiros, testar à exaustão todo o sistema para garantir ao consumidor a melhor experiência.  Em paralelo, foi desenvolvida uma linha de envase específica para este projeto, que possibilitou a criação de uma opção superior ao que era disponível no mercado até então.

Para o projeto, foram ouvidos consumidores insatisfeitos e problemas mapeados, para que o resultado fosse a verdadeira jornada do “chope em casa”. 

SOBRE O CIT

O Centro de Inovação e Tecnologia da Ambev foi inaugurado em 2018 no Parque Tecnológico da UFRJ, e é o núcleo mais avançado de pesquisa e desenvolvimento da AB InBev, do qual faz parte. Sua missão é desenvolver novas cervejas, receitas, embalagens e outras bebidas, assim como novas experiências para o consumidor. 

SOBRE O BHL

O BHL – Bev Hack Lab – é um braço do CIT – Centro de Inovação Tecnológica da Ambev, com mindset de garagem de inovação e 100% experimental. O laboratório conta com uma equipe enxuta de cientistas e é responsável por pesquisas e desenvolvimento de produtos que andam à margem do principal mercado consumidor de bebidas, com novos olhares para o consumo através de experiências que impactam positivamente a vida dos consumidores.

Você também pode gostar

21 de maio é Dia Internacional do Chá: conheça 12 curiosidades sobre a bebida 

Bebida atrai público brasileiro e pesquisas indicam tendência