Não importa se você é um entusiasta, Master Chef ou profissional, tem que conhecer esses nomes que são figuras tão icônicas do mundo gastronômico

Não importa se você é um entusiasta, Master Chef ou profissional, tem que conhecer esses nomes que são figuras tão icônicas do mundo gastronômico

- em Empreender

Ao longo dos anos que estive no mundo da gastronomia, vi muitos profissionais que me inspiraram e pude acompanhar o trabalho de muitos que dedicam suas vidas fielmente ao comer e ao beber. Fiz uma lista com alguns nomes que eu acredito que sejam importantes e ícones da gastronomia com uma história que marca a culinária ou relacionado ao tema.

Não achou a pessoa que você mais curte dentro da área? Comenta aqui, essas listas são sempre evolutivas e novos ou velhos nomes são sempre bem-vindos. Não há espaço para citar tantas pessoas importantes, mas começamos aqui uma pequena lista.

– Ferran Adrià 

“É o futuro do presente. ” Disse Josimar Melo em uma entrevista uma vez. Você já deve ter ouvido falar nele. Este chef espanhol ficou famoso pelas filas anuais do seu antigo restaurante. Ele ajudou a moldar a gastronomia contemporânea e continua estudando para explodir nossa cabeça feito melancia.

– Michel Polain

De cara singela, esse careca vai ganhar você com seu discurso sobre a alimentação. Com vários livros de sucesso publicado, série na Netflix e um punhado de artigos por aí, ele nos ajuda a entender de forma mais simples o alimentar como deve ser, afetivo.

– Dan Barber

Vive o sonho de todo cozinheiro. Está imerso em um ciclo de natureza onde consegue por meio da gastronomia, apresentar aos comensais, pratos inteligentes, ao mesmo tempo que busca soluções para o setor. Escritor do livro “Terceiro prato”, conta em uma interessante narrativa, sobre o futuro da comida e como formatou sua experiência. Em NY dirige o Blue Hill.

– Heston Blumenthal

Aos 16 anos teve sua primeira experiência gastronômica, quando os pais o levaram a um restaurante três estrelas Michelan. Em 1995 abriu seu restaurante “The fat duck” que também foi três estralas no guia. O Chef inglês tem outras casas famosas em Londres. Em 2015 ele pediu que os clientes não tirassem fotos dos seus pratos. Ele é conhecido como “é pioneiro da cozinha multissensorial e do encapsulamento do sabor”.

– Julia Child

Com uma voz inconfundível, essa doce senhora americana ensinou muita gente a cozinhar e formou um esquadrão de vovós bem-dotadas nos dias de hoje. Sucesso nos anos 60/70 na TV e com seus livros, ela ganhou mais do que o coração das donas de casa dos Estados Unidos. Se tornou um ícone do confort-food.

– Alain Ducasse 

Ele anda com cara de quem sabe o que tá fazendo e onde tá pisando.  Foi no Le Louis XV, Hôtel de Paris, em Mônaco, em 1990 que o chef ganhou 3 estrelas no guia Michelan, aos 33 anos. Hoje, ele tem mais de 20 restaurantes espalhados pelo mundo, um império que conta com escola de gastronomia e hotéis. Trabalha em seus restaurantes no conceito de ingrediente “o que tem aqui e agora”.

– Ruth Reichl 

Conhecida escritora americana, tem mais de 10 livros sobre o universo gastronômico. Chef, redatora e produtora. Fala e descreve não só a comida com maestria, mas todo o entorno à mesa e suas sensações. Tem uma visão afetuosa da gastronomia e é um ícone no mercado. Mais pessoas deveriam ler seus livros.

– Jamie Oliver 

Ele é nos dias de hoje o chef mais famoso no mundo, ou era até o Brasil ter Rodrigo Hilbert, nosso cozinheiro brasileiro. Oliver viajou o mundo, fez amizades com os mais velhinhos italianos enquanto ensinava os telespectadores a fazer uma massa na frente do Mediterrâneo. Carismático e sempre gargalhando, Jamie foi mais que um chef, foi herói. Ajudou a moldar novos hábitos em escolas, liderou novatos e aprendizes na cozinha, abriu restaurantes nas capitais do mundo depois do sucesso na TV. A última vez que esteve no Brasil, assinou com uma grande marca alguns produtos que eram daqueles “gourmets com estória” e perdeu credibilidade por aqui.

– Anthony Bourdain 

Você já deve ter lido um de seus livros ou então visto algum programa na madrugada onde ele se apresentava, com alguma comida diferente. Mais do que chef, o famoso Bourdain é alguém que sabe muito de comida e tem ótimo carisma. Sua história encanta os cozinheiros mais obstinados e diverte os mais doidos. O chef já esteve no Brasil para gravar o “Sem Reservas”, se encantou pela comida brasileira e adorou nossa feijoada.

– Nigella 

Sonhava em um dia na madrugada abrir a geladeira e estar na casa da Nigella. A sorridente e descontraída apresentadora de TV fez grande sucesso no Brasil com suas receitas fáceis e cheias de produtos que a gente só encontrava na Inglaterra ou pelo preço mais absurdo que poderia pagar. Chef de cozinha, jornalista e escritora, seus livros foram best-seller no mundo.

– Robert Parker 

Para quem toma vinho seus julgamentos podem ser a bíblia, um fardo ou apenas um nariz esnobe. No Brasil muitos vinhos venderam para novos apreciadores com a chancela de RP. O famoso crítico americanos tem uma metodologia e usa seu nome para avaliar vinhos do mundo todo e pontuar de acordo com seu gosto.

– Alex Atala

Gostem ou não, critiquem ou não. Alex levou o nome do Brasil e transformou visões sobre os sabores da casa. Com restaurante chique e conhecido internacionalmente, causa amores e desamores dentro do setor. Normal para quem carrega a fama como ele.

– Michael Jackson

O cara além de nome de cantor famoso, foi famoso por ele mesmo. Estudioso de uísques, começou a viajar o mundo e se encantou também pelo mundo cervejeiro. Foi quem começou a catalogar as cervejas como as conhecemos, organizadamente hoje. Olhou os países como escolas cervejeiras e entendeu a importância histórica dos sabores. Veio ao Brasil antes e falecer em 2006 e assinou uma cerveja na Colorado.

– Jacis Robinson

Assim como Robert Parker, essa sommelière de vinhos fez fama dando notas altas e baixas para vinhos com um perfil sensorial que ela acredita. Com metodologia diferente, Jacis fez fama também com.

– Paul Bocuse

Chef francês que tinha todo um país aos seus pés. O morador d Lyon, capital gastronômica da França faleceu a pouco tempo, mas deixou um legado que será eterno no desenho da gastronomia.

Você também pode gostar

Estrella Galicia tem participação do chef Dalton Rangel em sua websérie

A Estrella Galicia lançou recentemente sua primeira websérie