Abracerva lança curso de gestão para pontos de venda em parceria com Brewsiness

Abracerva lança curso de gestão para pontos de venda em parceria com Brewsiness

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Erika Rocha e Isabel Melo, da Brewsiness. Divulgação
Curso na modalidade EAD visa melhorar lucratividade das empresas da cadeia de cerveja artesanais. Público é formado por empreendedores, gerentes, sommeliers e líderes de equipes na área de Alimentos & Bebidas

A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) e a Brewsiness, consultoria em gestão especializada no setor, lançaram um curso para qualificar brewpubs, bares, restaurantes, lojas e empórios, que tenham foco em cerveja artesanal. O objetivo é levar mais lucratividade à cadeia de cerveja artesanal e reduzir a mortalidade de empresas.

“Os empreendedores em nosso segmento são muitas vezes entusiastas que entram no negócio por paixão, mas não possuem o conhecimento necessário para manter um negócio saudável financeiramente”, avalia o presidente da Abracerva, Giba Tarantino.

O curso será realizado on-line, em modalidade de Ensino à Distância (EAD), nos dias 22 e 23 de agosto, das 19h30 às 21h30. As inscrições estão abertas neste link e tem valor de R$350,00 para associados e de R$450,00 para não associados. Haverá emissão de certificados fornecidos pela Brewsiness e Abracerva.

“A cerveja cria um ambiente e relações de informalidade que levam o empreendedor a não valorizar a gestão em si. Estão mais preocupados com produto, mix e o contato com cervejarias, o que de fato rende vendas e faturamento. Faturamento, porém, é diferente de lucro”, explica Erika Rocha, Chief Visionary Officer, da Brewsiness.

O curso será ministrado pela própria Erika Rocha e por Isabel Melo, também da Brewsiness. Ao final de dois dias de conteúdos sobre gestão, os empreendedores, gestores, gerentes e líderes de equipes estarão aptos a aplicar os principais indicadores e processos ligados ao setor de Alimentos & Bebidas.

Giba Tarantino, presidente da Abracerva acredita na qualificação dos empreendedores.

Estarão ainda capacitados para ter o controle da operação, desenvolver equipes mais engajadas e conseguir aumentar a rentabilidade nos pontos de venda (PDVs).
“O setor vai bem, a demanda por cerveja artesanal existe e as vendas acontecem mas é um compromisso da Abracerva qualificar gestão dos PDVs que são um elo fundamental da cadeia de valor do nosso segmento”, explica Tarantino.

Empresas não lucram
Uma pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), realizada em julho junto a seus associados, mostrou que 63% das empresas do setor ainda estão operando sem lucro após a pandemia. Deste percentual, 37% estão em equilíbrio e 26% seguem acumulando prejuízos. A ampla maioria dos entrevistados que tiveram resultados ruins (75%) aponta a inflação como principal problema.

Êxodo da mão de obra
Segundo Erika Rocha, além dos desafios financeiros o setor de Alimentos & Bebidas tem vivido, desde o início da pandemia, uma fuga de trabalhadores. A especialista observa que, inicialmente, o movimento se deu como reflexo do fechamento dos estabelecimentos quando muitos trabalhadores passaram a procurar outras atividades.

Esse êxodo continua já que as pessoas têm repensado se seu retorno ao segmento é valido, principalmente por conta de jornadas exaustivas e salários não condizentes. “É muito importante um novo olhar do gestor pensando na importância de ter uma cultura organizacional forte em processos, investir na capacitação”, afirma. “Sem controle e processos o empreendedor ou líder centraliza a gestão e não consegue construir uma equipe engajada e mais autônoma”, finaliza Erika Rocha.

Curso Abracerva-Brewsiness: Principais indicadores e processos para controle da operação
Data: 22 e 23/08
Horário: 19h30 às 21h30
Inscrições: https://app.associatec.com.br/AreaAssociados/Eventos/EventoDetalhe/Index/2631
Investimento: R$350,00 para associados e R$450,00 para não associados
Certificação: Brewsiness + Abracerva

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