Manipueira, lançamento de 21 cervejas fermentadas com mandioca

Manipueira, lançamento de 21 cervejas fermentadas com mandioca

- em Beber, Eventos

Após 12 meses de fermentação e maturação em barris de madeira, o Projeto Manipueira, que reúne dezenas de fábricas do todo o Brasil para a experiência inédita de fermentar cervejas com micro-organismos da mandioca, irá apresentar nesta quarta-feira (6), a partir de 16 horas, no Empório Alto Pinheiros, na capital paulista, os primeiros 21 rótulos do projeto coordenado pela Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal.

A manipueira, que dá nome ao projeto, é o líquido resultante da prensagem da mandioca para produção de farinhas e tapioca. A ideia da Abracerva com a ação é incentivar cervejarias locais a utilizarem a microflora de suas cidades para criar cervejas únicas, fermentadas por leveduras e micro-organismos selvagens, em busca do terroir da bebida no Brasil.

No evento serão apresentados 20 rótulos de cervejarias artesanais de oito estados e do Distrito Federal. A cervejas foram produzidas na mesma época, no início da primavera de 2022, e passaram pelo processo de fermentação lento, em barris de madeira, que é típico das cervejas selvagens. As brassagens da 2ª safra, que será lançada em 2024, já começaram.

“Teremos produções anuais de cervejas únicas e autênticas do Brasil o que é o início de um trabalho para o reconhecimento do segundo estilo brasileiro de cerveja, a Manipueira Selvagem”, explica Diego Rzatki, coordenador do projeto.

Estamos muito honrados em realizar esse evento e com muita expectativa no resultado das cervejas. É um momento emocionante na história da cerveja no Brasil,” avalia Paulo Almeida, sócio do Empório Alto Pinheiros.

Apresentarão Manipueiras Selvagens no EAP as cervejarias Ade Bier (PR), Caatinga Rocks (AL), Cerveja Pestana (SP), Cervejaria Lobos / Funky Folks (PR), Cervejaria Prisma (SP), Cervejaria Tarantino (SP), Cervejaria Uçá (SE), Cozalinda (SC), Cruls (DF), Cybeer (SP), Fermentaria Local (SP), Hill Beer (MG), IFSP – Sertãozinho (SP), Marek Cervejaria Artesanal (RS), Nacional (SP), Piwo Cervejaria Rural/Botânica/Aurora (ES), Quinta do Belasca (SC), São Sebastião (MG), Trilha (SP), ZalaZ (MG), Zapata Cervejaria Rural (RS).

 

Encontro Selvagem
Na quinta e sexta-feira (dias 7 e 8), a Abracerva realiza com o apoio do Conselho Federal de Química o evento o II Encontro Selvagem, composto por palestras, cursos e mesas redondas com produtores, cientistas, chefs de cozinha, sommeliers e diferentes profissionais do Brasil e do Exterior relacionados ao mercado, dialogando sobre cervejas ácidas complexas brasileiras e sul-americanas.

O evento será realizado na Cervejaria Tarantino no bairro do Limão e terá transmissão online a gratuita. Os ingressos presenciais podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde também está a programação completa do Encontro.

 

Feira de produtores
A 1ª Feira Selvagem será no sábado (9), também na Tarantino, com entrada a R$ 165,00, já no segundo lote, mais a taxa de conveniência, e dá direito a uma taça exclusiva para provar os mais de 70 rótulos de 30 cervejarias do Brasil e do exterior.

Cervejeiros de todo país estarão presentes também com objetivo de aproximar fabricantes de profissionais do setor de gastronomia como bares, empórios, hotéis e restaurantes. O evento abre 12h para estes profissionais e às 14h para o público em geral. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

 

ABRACERVA
A Abracerva, Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima “beba menos, beba melhor”. Conheça https://abracerva.com.br

Programação:
Dia 6 – Pré-Lançamento da 1ª safra da Manipueira Selvagem.
Local: EAP.
Início 16h.
Entrada franca.

Dias 7 e 8 de setembro – II Encontro Selvagem – palestras, workshops e mesas de debate.
Local: Cervejaria Tarantino.
Dia inteiro.
Ingressos Sympla.

Dia 9 – 1ª Feira Selvagem – Degustação e venda direta de 30 produtores.
Local: Cervejaria Tarantino.
Das 14h às 19h.
Ingressos Sympla.

Você também pode gostar

Cerveja artesanal um olhar em 2024

O mercado da cerveja artesanal como conhecemos atualmente