Taste São Paulo Festival promove gastronomia social e sustentabilidade

Taste São Paulo Festival promove gastronomia social e sustentabilidade

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Baião de Dois vegetariano do "Organicamente Rango". Crédito da imagem: Divulgação

O Santander apresenta o Taste São Paulo Festival, 6ª edição local do maior festival gastronômico do mundo, que ocorre nos dias 12, 13, 14 e 19, 20 e 21 de agosto (de sexta a domingo) no Clube Hípico de Santo Amaro.

O festival tem como pilar a gastronomia social, sustentável e inclusiva com a participação de projetos e ações que criam oportunidade, aprendizado e acesso ao mercado profissional da gastronomia.

Nessa edição, o Taste conta com a participação do Projeto A.Mar que surgiu com uma ideia: ajudar os pescadores do Bonete, na Ilhabela, litoral norte de São Paulo, a aproveitar melhor o produto de seu trabalho. Muitos não tinham acesso a energia elétrica, e a pesca, sempre artesanal, precisava ser feita sem desperdícios e honrando a sazonalidade. Surgiram então os primeiros movimentos do projeto social voltado a capacitar os pescadores a utilizar técnicas de conservação (especialmente as mais ancestrais) e a promover o aproveitamento total de peixes e moluscos. Operando desde 2017, sob a liderança do executivo Rodolfo Villar, o “A.Mar” hoje produz e vende conservas e outros itens de alta qualidade gastronômica, entre embutidos feitas com frutos do mar, bottarga, sott’olio (conservas em azeite) e muito mais. O projeto “A.Mar” também venceu a premiação Melhores do Ano – Prazeres da Mesa 2022, igualmente apresentada pelo Santander, na categoria “Prêmio Santander Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.

No Taste, o projeto estará presente no primeiro final de semana (12, 13 e 14 de agosto) e servirá pratos para consumir na hora (como o ‘dog fish’; ou a tostada de mexilhões; e o espaguete com bottarga) e terá toda a sua linha de conservas, para levar para casa.

No segundo final de semana (19, 20 e 21 de agosto), o destaque vai para a participação do “Organicamente Rango” – Um dos projetos mais criativos e empolgantes de São Paulo, que faz parte das iniciativas da Agência Solano Trindade – devotada a promover negócios sociais e fomentar a economia solidária no Campo Limpo. Comandado pelo empreendedor Thiago Vinícius e por sua mãe, a chef Tia Nice, o “Organicamente Rango” serve refeições na região, usando essencialmente a produção orgânica de agricultores locais. Criando receitas simples e saborosas, que são pagas por quem pode ou entregues gratuitamente para quem não pode, o restaurante também ajuda a capacitar os moradores do bairro a trabalhar com alimentos. Não por acaso, Thiago recebeu recentemente na Espanha um dos prêmios do 50 Next – braço do 50 Best Restaurants, só que dedicado a reconhecer iniciativas de impacto social dentro da gastronomia. No ano passado, Thiago e Tia Nice participaram do Taste com aulas e expondo seu trabalho com a Solano Trindade. Neste ano, eles levarão também o seu restaurante, apresentando a cozinha de Tia Nice.

Tia Nice, chef do “Organicamente Rango” e líder comunitária. Crédito da imagem: Divulgação.

No primeiro final de semana uma das novidades do Taste será a participação do Camélia Òdódó – restaurante da chef Bela Gil, aberto no ano passado, que não atrai apenas os fãs de Bela, também apresentadora de TV. Acima de tudo, a casa se tornou um endereço certeiro para os apreciadores da cozinha vegana, feita rigorosamente com produtos orgânicos, de agricultura familiar. Sucesso na Vila Madalena, o Camélia destaca releituras veganas de clássicos, como a coxinha e a feijoada, mas também apresenta receitas aromáticas e saborosas, que unem as experiências internacionais da chef com os ingredientes brasileiros. Participando do Taste pela primeira vez, o Camélia Òdódó levará seu restaurante ao evento, mas também venderá seus produtos no Empório Taste. Para quem não sabe, o nome do restaurante vem das seguintes referências: Camélia, por causa da planta do chá (Camellia sinensis); e Òdódó significa flor, em iorubá.

Com curadoria do consultor gastronômico Luiz Américo Camargo, que está à frente do Taste Festivals no Brasil desde 2016, a edição vai reunir a gastronomia social e sustentável e um time de renomados restaurantes e bares de São Paulo como Fasano, Aizomê, Baru Marisqueria, Chez Claude, Ema, Jiquitaia, Komah, Le Jazz, Maremonti, Mocotó, NB Steak, Nelita, Notiê + Abaru, Vista, Bar do Mocotó, Bar do Jiquitaia, entre outros – totalizando 27 estabelecimentos. Haverá alternância de casas entre o primeiro e o segundo fim de semana, aumentando o leque de opções dos visitantes.

Cada restaurante oferece pelo menos quatro pratos em pequenas porções, sendo três deles parte do cardápio fixo das casas e um pensado e preparado exclusivamente para o Taste São Paulo Festival. Opções vegetarianas e veganas também serão oferecidas. Os preços dos pratos variam de R$ 20 a R$ 45.

“Cada vez mais, aquilo que se entende por qualidade gastronômica vai se tornando indissociável da sustentabilidade, da inclusão, da responsabilidade social. E, ano a ano, o Taste vem se movimentando nessa direção, valorizando a diversidade cultural e o respeito ao meio ambiente”, comenta Luiz Américo Camargo, curador do evento.

 

Taste São Paulo Festival – um espaço sustentável

O Taste permite a acessibilidade para deficientes físicos e suporte para todo o público, independentemente de idade, sexo, raça, etnia, origem, orientação sexual, identidade de gênero, religião ou condição econômica ou outra. O Taste contrata uma equipe diversa e capacitada para atender o público e todas as suas necessidades.

O festival oferece uma infraestrutura acessível com rampas, sinalização adequada e banheiros adaptados. Utiliza as ferramentas de acessibilidade disponíveis nas redes sociais, como a descrição de imagens para deficientes visuais ou baixa visão e a #paratodosverem .

Disponibiliza cardápios em braile, equipes de áudio descrição para deficientes visuais e atendimento em libras para deficientes auditivos.

Estimula a inovação entre seus fornecedores e parceiros, fomentando o consumo de materiais renováveis e recicláveis, que reduzam a geração de resíduos sólidos e o consumo de energia. Incentivo à economia circular, buscando soluções para reaproveitamento e redução dos resíduos plásticos do evento, fomentando campanhas de incentivo para substituição de embalagens plásticas por matéria prima sustentável, por parte dos parceiros e patrocinadores.

 

Gestão de resíduos

O Taste realiza seus eventos em espaços naturais fazendo uso consciente e sustentável da paisagem em que se insere, através da gestão de resíduos, uso consciente da iluminação em horários noturnos, preservação da biodiversidade local. Utiliza instalações pré-existentes e incorpora um alto nível de gestão ambiental ao espaço utilizado, deixando o mesmo na mesma condição ou superior ao encontrado antes do evento.

O Taste faz uso de embalagens e talheres biodegradáveis e fornece aos restaurantes participantes do evento, além de orientar os patrocinadores quanto a correta utilização. Realiza gestão de resíduos gerados, neutralização de parte de CO2, incentivo a práticas sustentáveis, como a utilização de transporte público, entre outras ações.

 

Geração de renda

“O Taste apoia parcerias com empreendedores, possibilitando oportunidades de inclusão na geração de negócios durante o evento (expositores). A 6ª edição vai gerar mais de 15 mil empregos e a expectativa de público é de 40 mil pessoas”, ressalta Gustavo Oliveira, diretor de negócios da IMM – empresa organizadora do Taste Festivals Brasil.

 

Áreas de conhecimentos e atividades gratuitas

Além de desfrutar dos melhores restaurantes e bares da cidade em um espaço que parece um jardim cheio de sabores e aromas, o público tem acesso às áreas onde os chefs compartilham conhecimento, receitas e técnicas em aulas gratuitas. São eles:

* O Fire Pit by Santander: local em que o público assiste aos chefs cozinhando na brasa, com receitas que vão muito além do churrasco;

* Papo de Cozinha by Electrolux: os participantes têm a chance de colocar a mão na massa e preparar pratos sempre muito bem escolhidas, levando essa experiência para o seu dia a dia;

* Adega Taste: espaço para degustar bebidas em aulas com um time de sommeliers além de masterclasses de drinks incríveis;

* Papo de Bar by thebar.com: Mixologistas ensinam misturas e técnicas incríveis para o preparo de drinks deliciosos;

Casa da Chama by Copa Energia: aulas dadas por chefs que apresentam receitas e exploram toda a potência do fogo a gás;

* Área kids: espaço para os pequenos brincarem e aprenderem algumas receitas na prática.

 

Aulas práticas, palestras – Inclusão e Projetos Sociais

Nos espaços de conhecimento, aulas práticas que promovem a inclusão pela gastronomia social:

*Projeto Downlícia – Repetindo o sucesso da edição passada, o jovem cozinheiro Gabriel Bernardes dará uma aula ensinando receitas e mostrando a importância das ações de inclusão por meio da gastronomia.

*A voz da periferia – Gastronomia Periférica e Organicamente Rango, representados por seus chefs, respectivamente, Edson Leite e Thiago Vinícius / Tia Nice, darão aulas apresentando receitas que destacam insumos orgânicos, sustentabilidade e aproveitamento total de ingredientes.

*Refugiados e imigrantes – A ONG Migraflix estará presente com aulas de receitas típicas de outros países (como as arepas, da Venezuela e Colômbia). Os professores são cozinheiros que, por meio da gastronomia, buscam oportunidades profissionais enfrentando as dificuldades inerentes à condição de refugiados.

*Projeto A.Mar – Rodolfo Villar, idealizador do projeto em Ilhabela destacará um tema essencial da atualidade: pesca sustentável e aproveitamento total do pescado, em receitas e preparações artesanais, eliminando o desperdício.

 

Palestra

*Casa Diversa – Escola fundada recentemente dedicada a atender pessoas LGBTQIA+ em situações de privação de liberdade e/ou egressas do sistema penitenciário. A proposta é capacitá-las para que se tornem profissionais de gastronomia e hospitalidade, tanto na cozinha, como no salão e na gestão. No Taste, os organizadores ministrarão palestra para apresentar e divulgar a iniciativa.

Empório Taste

O Empório Taste é um espaço de compras, onde expositores oferecem produtos premium, lançamentos e novidades. As opções vão desde ingredientes especiais, até doces caseiros, bebidas, queijos, utensílios de cozinha, chocolates, entre outros.

Taste Festivals acontece em 13 cidades pelo mundo, como Paris, Dubai, Milão, Atenas, Amsterdã, Dublin, Cape Town, Melbourne, Sydney, São Paulo, e estreou com sucesso a edição em Brasília no final de maio e junho, com 15 mil visitantes.

Entre 15 e 19 de junho foi realizado o Taste of London, que reuniu 55 mil pessoas.

realização do festival torna-se possível com empenho máximo de toda a equipe e patrocinadores que desde o início priorizam a saúde pública e a vontade de trazer um evento que une qualidade, diversão e responsabilidade. Os patrocinadores da 6ª edição do Taste São Paulo Festival são Getnet, All Accor, Tanqueray, Baden Baden, Copa Energia, Nespresso, Electrolux. O evento tem apoio de Grand Cru, Sadia Speciale, Get In, PremieRpet®, Mitre Experience, Zero-cal, Barilla, Escola bilingue Pueri Domus, Faixa Azul, Andorinha, Tork, Prata. A apresentação é do Santander Brasil e a realização é da IMM.

Produtos A.mar. Crédito da imagem: Divulgação

Sobre o Santander e a Gastronomia

Esta iniciativa faz parte da estratégia de patrocínios do Banco, que tem como objetivo associar a marca Santander a renomados eventos de gastronomia e, principalmente, gerar negócios em toda a cadeia, desde o produtor rural até os restaurantes e bares. Além disso, o Santander reforça seu apoio às inovações empreendedoras e culturais, uma vez que, a gastronomia está entre as grandes formas de expressão de um País.

No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e Mirante do 26º completam o roteiro gastronômico do Farol Santander, que lançou também neste ano a Cozinha do 31, em parceria com a escola Accademia Gastronomica, mas cursos e aulas voltados aos amantes da gastronomia.

Sobre a IMM

Há cerca de nove anos no mercado, a IMM é uma empresa brasileira controlada pela companhia de investimento e desenvolvimento de Abu Dhabi, Mubadala Development Company, e possui uma parceria estratégica com a empresa americana WME | IMG, que atua nas áreas de Mídia, Esporte e Entretenimento.

A IMM é referência em entretenimento ao vivo, para público e marcas, e seu portfólio é o maior diferencial. Responsável por eventos como Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul aos musicais da Broadway, passando pelo Cirque du Soleil, pelo melhor festival de restaurantes do mundo, o Taste Festivals, pelo GO CUP, o maior torneio de futebol infantil do mundo e pelos super consagrados SPFW e São Paulo Oktoberfest.

No início de 2020, mantendo o compromisso com a inovação e crescimento constantes, iniciou um novo capítulo de sua história, com o braço criativo: a IMM Creative Marketing.

 

Serviço – Taste São Paulo Festival

Datas12, 13, 14 e 19, 20 e 21 de agosto (de sexta-feira a domingo)

Local: Clube Hípico de Santo Amaro

Endereço: Rua Visconde de Taunay, 508 – São Paulo/SP

Horários: Sextas-feiras – 17h às 23h

Sábados – duas sessões – 12h às 23h (Taste Sunset – 18h às 23h)

Domingos – Sessões únicas – das 12h às 20h

Informações: https://brasil.tastefestivals.com/

Vendas de ingressos online: https://www.eventim.com.br/artist/taste-of-saopaulo/

Classificação etária: 16 anos. A entrada de menores de 16 (dezesseis) anos somente será permitida se comprovadamente acompanhados dos responsáveis legais, que deverão permanecer no local do evento enquanto o menor estiver presente. Esta determinação, assim como a classificação etária, está sujeita a alteração nos termos do Alvará a ser expedido pelo Juiz de Direito da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso.

Ingressos – 1º Lote:

Sextas-feiras – R$ 50,00 (inteira) – R$ 25,00 (meia entrada)

Sábados – Sessões inteiras – R$ 70,00 – R$ 35,00 (meia entrada)

Sábados – Taste Sunset – entrada a partir das 18h – R$ 60,00 – R$ 30,00 (meia entrada)

Domingos – R$ 70,00 – R$ 35,00 (meia entrada)

*Crianças com 1 ano ou menos: entrada gratuita

*Crianças entre 2 e 10 anos: R$ 10,00

Descontos e promocionais

Condições Desconto Santander 30%: Clientes Santander têm 30% de desconto não-cumulativo com meia-entrada ou outros descontos. As condições promocionais são válidas para compras feitas com cartão de crédito Santander para até 4 ingressos por CPF, por sessão, para todos os dias do evento. A quantidade de ingressos promocionais é limitada. Consulte a disponibilidade no momento da aquisição. Quantidade de ingressos por CPF: até 4 ingressos por dia, sendo apenas 2 meias, máximo de 12 para todo o evento.

Bilheteria Oficial:

Rua Visconde de Taunay, 508 – São Paulo/SP

Funcionamento somente nos dias do evento

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