Fazenda de baunilha brasileira já produz 700 mil kg e quer abrir novos mercados

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Com colheita de 700kg prevista para a safra atual, a fazenda da Vanilla Brasil se destaca em Salvador por suprir uma demanda interna de baunilha natural e por criar a própria tecnologia agrícola. Conheça a primeira empresa de baunilha brasileira a produzir em grande escala. 
Certamente, você nunca pensou que o Brasil tivesse talento para a produção de baunilha. Porém, um dos ingredientes mais desejados e caros do mundo, está encontrando terreno fértil em solos nacionais. Mais precisamente na Bahia, onde estão a fazenda e a sede da Vanilla Brasil.
Com as primeiras mudas plantadas em 2019 – em estufas que imitam o clima quente e úmido das matas nattivas, a empresa se tornou a primeira a produzir baunilha em grande escala. E, atualmente, corre para dar conta da demanda que só cresce. Entre os parceiros comerciais, já estão o Grupo Fasano, Grand Hyatt, Lucas Corazza e a Namu Matcha, que inovou o mercado de chás com um matcha feito com açúcar de baunilha.
Conversamos com o gestor da Vanilla Brasil, Tarcísio Machado, para entender quais são os próximos passos desse projeto ambicioso de produção e educação sobre a baunilha brasileira.
Favas de baunilha na secagem | foto: divulgação

FM – Tarcisio, como surgiu a proposta de plantar baunilha no Brasil e como foi o processo de implantação?

TM – Meu pai, engenheiro agrônomo e professor universitário há 40 anos, cmeçou a procurar alguma atividade na fazenda que ele tinha para se aposentar. Acabou encontrando umas orquídeas de baunilha na Bahia e aí se apaixonou pela planta e por seus processos produtivos. Iniciamos em 2017, mas com mudas brasileiras que não deram certo, e depois iniciamos nossa estufa em 2019 com as mudas importadas.

FM – A baunilha é uma das especiarias mais valorizadas do mundo. Há perspectiva de exportação?

TM – Temos 2 objetivos desde o início do projeto: provar que podemos produzir o melhor insumo, o ingrediente mais desejado do mundo e levar esse sabor aos brasileiros. Por isso, queremos primeiro difundir a cultura da baunilha dentro do País.
Fazenda da Vanilla Brasil, de 10 mil hectares. Expectativa é dobrar área de produção ainda este ano | Foto: divulgação

FM – Atualmente, como está a produtividade da safra?

TM – Em 2023 temos 800 mil favas nos pé (sem colher ainda) e colheita em torno de 700kg. Temos 10 mil metros quadrados de estufas e vamos duplicar essa área ainda esse ano.

FM – Como você avalia a demanda de empresas brasileiras e quais as expectativas para ampliação deste mercado?

TM – A demanda ainda é muito baixa porque as indústrias utilizam a essência feita em laboratório, majoritariamente. Hoje a demanda é concentrada em varejo (pessoa física) e Food Service, nos restaurantes, confeitarias e gelaterias. Mas, o custo de implementação de uma estufa produtiva é extremamente alto, estamos há 3 anos no processo educativo e ensinamento da diferença do produto químico para o natural.
Matcha Vanilla, produzido com açúcar de baunilha criado exclusivamente para o produto da Namu. | Foto: Namu Matcha

FM – Como aconteceu a parceria com a Namu Matcha e o processo de desenvolvimento do açúcar de baunilha utilizado?

TM – Eles nos encontraram pela internet e juntos pensamos numa alternativa para um preço melhor e que não fosse o pó, que é muito concentrado. Chegamos então ao desenvolvimento deste açúcar demerara orgânico saborizado. Foi uma criação exclusiva para eles. E já estamos criando um novo produto para possibilitar o Matcha Vanilla sem açúcar, que será lançado em breve.

FM – Qual é estrutura da Vanilla Brasil?

TM – É uma empresa familiar com indústria e escritório em Salvador e fazenda no interior da Bahia. Temos em torno de 30 funcionários na fazenda e 15 no escritório e gestão dividida entre pai e filho.

FM – No site, vocês dizem que a tecnologia é própria da produção de vocês. Poderia explicar melhor sobre equipamentos e inovações aplicadas?

TM – A estrutura da estufa e os produtos utilizados na plantação são todos estudados e criados pela Vanilla Brasil, além de máquinas e receitas criadas também dentro da empresa.

FM – Qual a vantagem da utilização da baunilha natural e como a Vanilla Brasil se posiciona em relação ao custo mais em conta dos aromas?

TM – A baunilha tem mais de 250 compostos aromáticos, já o aroma artificial, chamado de aroma natural de baunilha, contém apenas 1 composto aromático. Em relação ao custo, o kg do aroma natural é em torno de 40 reais e nosso produto em torno de 4mil (a baunilha em pó). Porem é outro produto e também com alta concentração. A utilização do nosso produto é muito pequena, 1 g já saboriza enormes quantidades de produto final.
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