Para curtir o Dia do Livro: 5 obras sobre o universo do chá

Para curtir o Dia do Livro: 5 obras sobre o universo do chá

- em Leitura

No dia 23 de Abril é comemorado o Dia Mundial do Livro, data criada pela UNESCO em 1995 para celebrar e incentivar as publicações e sua leitura. E não dá para falar de literatura sem citar o chá, bebida que também tem a preferência dos amantes das letras e que, muitas vezes, acompanha os momentos de leitura e introspecção.  

Unindo esses dois mundos, a fundadora da Escola de Chá Embahú e organizadora da Semana da Cultura do Chá no Brasil, Yuri Hayashi, preparou uma lista com obras importantes sobre a história da bebida para seus momentos de pausa, preferencialmente ao lado de uma boa xícara de chá. Confira:

“Clássico do Chá” (茶经 / Cha Jing) – Lu Yu (733–804)

Obra consagrada pelos amantes de chá: seu autor é considerado o pai da bebida por ter escrito o primeiro livro no mundo a respeito do tema. Ele traz informações importantes sobre a cultura do chá na dinastia Tang que passam pelos seus métodos de preparo, regiões produtoras da época, qualidade da água entre outros interessantes assuntos, de forma compacta e poética para a época.

“O Livro do Chá” – Kakuzo Okakura

Escrito em 1906, expõe conceitos trazidos da cerimônia de chá japonesa ao mundo ocidental, passando por filosofia e arte, evidenciando o estético da cultura japonesa. Aqui, o chá é apenas uma desculpa para falarmos dos conceitos que populam nossos ideais e as inspirações que regem nossos dias.

“Tea Sommelier: A Step-By-Step Guide ” – François-Xavier Delmas e Mathias Minet
Você aprenderá um pouco de tudo no mundo do chá em 160 lições que passam pelos tipos de chá, preparo, harmonização e mais. São dicas práticas para o dia a dia de quem deseja entender um pouco mais sobre o tema.

“Tea: Wine’s Sober Sibling” – Mariella Erkens
A versatilidade do chá o transforma em uma grande bebida para todos os momentos. Em cima disso, a autora demonstra o uso do chá em diversas ocasiões que lhe parecem mais vantajosas, seja por sua complexidade de sabor ou pelo fato de não ser uma bebida alcoólica. Possui conteúdo um pouco mais aprofundado para os curiosos deste mundo.

“Tea: A User’s Guide” – Tony Gebely

De forma muito prática porém aprofundada, este livro cobre uma diversidade de conhecimentos técnicos ligados ao mundo do chá. Perfeito para os grandes especialistas da área.

SEMANA DO CHÁ NO BRASIL

E, para quem adora o universo dessa bebida milenar, a Semana da Cultura do Chá no Brasil (@semanadocha) já tem data definida este ano. O evento acontece de 29 de julho a 4 de agosto e trará atividades presenciais e online em vários estados. 

A programação completa será divulgada em breve no site oficial www.semanadocha.com.br.

 

Você também pode gostar