Copo americano completa 72 anos como símbolo de brasilidade

Copo americano completa 72 anos como símbolo de brasilidade

- em Empreender

Em julho deste ano, a mídia econômica divulgou amplamente a venda da gigante brasileira Nadir Figueiredo para um fundo internacional de investimento, o HIG Capital. E este mês, a operação foi totalmente completada. O valor da transação, de R$ 836,27 milhões, levantou especulações sobre o futuro da fábrica de utensílios de vidros, presentes na mesa do brasileiro há 90 anos.

E, neste cenário, é inevitável não pensar em um dos grandes sucessos da Nadir Figueiredo, transformado em um dos símbolos máximos da cultura brasileira: o copo americano.

Bebida x utensílio

Eles podem ser delicados, espessos, grandes, pequenos, frágeis, mas sempre serão os coadjuvantes perfeitos na hora de comer ou beber. Estamos falando do copo, e no Brasil, somente um entre milhares foi capaz de se destacar tanto e ainda faz parte da mesa dos brasileiros por décadas.

Criado em 1947 pela Nadir Figueiredo, empresa brasileira fabricante de utensílios, o copo americano atingiu status de símbolo nacional pela popularidade que adquiriu tanto em bares, quanto em restaurantes, padarias e em residências.

João Flávio de Almeida, Designer e Doutor em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar,  conta que o copo “foi feito para ser o copo multiuso do país, pensado para o nosso mercado, barato e difícil de quebrar, com um design chanfrado que dá a ele maior firmeza”.

A capacidade tradicional do copo é de 190ml, mas a Nadir Figueiredo também produz em outros tamanhos como os de 40ml, de 300ml e até de 450ml, dando a ele a versatilidade para continuar reinando nas mesas do país.

O original, Nadir Figueiredo | Foto: Fran Micheli

 

Prêmio e obra de arte

Utilizado para tomar desde café até cachaça, foi eleito o melhor copo para se beber cerveja do Brasil por alguns veículos da mídia. Além disso, é usado como medida padrão de diversas receitas, medida de sabão em pó e o que mais a criatividade permitir.

Seu desenho único é reconhecido como um dos grandes designs do país, sendo exposto em 2009 no Museu de Arte Moderna (MOMA), de Nova York, como um símbolo do design brasileiro. O copo famoso fez parte da mostra “Destination: Brazil”, com 75 itens que representavam o que o estilo do brasileiro tinha de melhor..

Americano por que?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando “por quê o nome é copo americano?” Algumas teorias dizem que a razão seria pelas máquinas utilizadas para fabricar o copo, que eram dos Estados Unidos, outras porque Nadir Dias de Figueiredo, então dono da fabricante, tinha sido inspirado pelos modelos de copos americanos.

No entanto, em Minas Gerais ele tem o nome peculiar de “copo lagoinha” e supõe-se que ganhou o apelido por ser muito utilizado na zona boêmia de Belo Horizonte, conhecida como Bairro Lagoinha.

A marca está presente em diversos países da América como Argentina e Chile, também na Europa como Bélgica e tantos outros lugares no mundo, mas o que podemos afirmar é que o copo americano é 100% brasileiro e tem uma história para ser contada a cada intervalo entre a mesa e a boca de todos que apreciam por ele uma boa bebida.

E na tentativa de fazer com que o Copo Americano crie mais raízes ainda, a marca de cervejas artesanais Wäls, que é de Belo Horizonte, está organizando um movimento para fazer com que o copo tenha, pelo menos na capital mineira, o nome de “copo lagoinha”. A iniciativa da cervejaria é uma forma de homenagear Belo Horizonte dando ao município a honra de ter um de seus símbolos reafirmado e levar o nome para o resto do Brasil e também do mundo.

Campanha da Wäls para o Copo Lagoinha

 

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