Tequila, bebida arte

Tequila, bebida arte

- em Artigos, Beber
Na galeria PB Arts, Michel Felício explica sobre a bebida. Foto: Bia Amorim

Não sei se você lembra de uma época que a gente bebia tequila em copinhos bem pequenos, em uma golada só, depois (ou antes) de uma mordida em um gomo de limão com sal, fazendo as piores caretas em grupo. Na minha época a gente bebia assim, ainda bem que não tinha celular, já deu para entender que faz tempo. De lá pra cá tudo mudou e continua mudando. A tequila do passado foi uma bebida que ganhou espaço, mas teve que ser na base do marketing de guerrilha, shots baratos, música alta e afins… e nunca nos perguntamos muita coisa, aliás, a ressaca nunca permitiu pensar muito nisso.

Ontem estive em uma galeria de arte (Pb Arts) em Ribeirão Preto (SP) onde fui recepcionada por uma enorme obra de arte que ficava ao fim de uma longa mesa de madeira rústica lindíssima. Não sabia se olhava primeiro para as paredes com enormes quadros e todo tipo de arte contemporânea ou para a mesa bem arrumada, com o menu da noite, taças altas e copos para água chuviscados de cor. É, a tequila não tá mais para brincadeira. Tinham 4 garrafas que pareciam ser vendidas ali mesmo, de tão bonitas.

Cheguei e peguei um copo de água e um Paloma e fiquei zanzando pela galeria. Se não ouviu ainda sobre esse cocktail com certeza um dia você vai trocar a Margarita pela Paloma. O drinque de taça curvada com sal na borda e servida em todo bares do mundo não está se aposentando, mas trazendo novos conhecidos para a roda. Ano passado eu servi muitos drinques com boa tequila, receita complexa, gelão e toda pompa que um drinque contemporâneo quer entregar. O mercado da coquetelaria, mas também o mercado do consumo em doses de bebidas de alto padrão cresce cada vez mais.

A convite da Aurora, provei 4 tequilas da marca 1800, harmonizadas com um jantar. A bebida apresentada por um sommelier e combinada com o cardápio de um chef. Aqui de Ribeirão, o Seme Rabeh foi o responsável por servir os pratos que harmonizaram, muito bem, com as bebidas servidas em pequenas doses, em grandes taças. O sommelier Michel felício foi quem que nos contou toda a história da tequila e também cada detalhe dos 4 rótulos que provamos. Desmitificar a tequila é um grande trabalho a ser feito.

Que bela ascensão a tequila teve no hall das bebidas. E esse movimento está crescendo, já que melhorou muito como a gente vê qualidade das bebidas, de modo geral. Os jovens de hoje e amanhã não bebem da mesma forma como os de ontem. Queremos (eu, você e os jovens) saber mais sobre o produto. Entender o que dá como resultado qualidade, mas também quem fez, onde fez, com o que fez, por que fez. Beber melhor é o futuro e as latinidades também serão!

 

O menu

 

Tartar de beterraba e queijo de cabra com 1800 Silver

1800 Tequila Silver

Tequila 100% Agave Azul e duplamente destilada, 1800 Silver é uma seleção especial de um blend de tequilas brancas para adicionar complexidade e caráter.

 Tartar de beterraba e queijo de cabra

Beterraba assada cortada na ponta da faca e creme de queijo de cabra

O meu taco era com carne, pois sou alérgica a peixe e o chef gentilmente trocou para mim

Maestro Dobel Diamante

É a primeira tequila cristalina da história.

Traz uma mistura de tequilas extra-añejo, añejo e reposado, apresentando uma suavidade excepcional com uma complexidade de sabores doces como caramelo, mel, maple syrup, de nozes e baunilha.

 Fish taco

Taco de peixe frito no pão folha, picles de cebola roxa e tzatziki

 

Magret de pato no ponto perfeito

1800 Cristalino Añejo 

Uma tequila añejo transparente, apresentada em uma garrafa cristalina.

1800 Cristalino envelhece em barris de carvalho americano e francês e depois é finalizada em barris de vinho do porto por mais 6 meses.

 Magret de pato e mousseline de grão de bico

Peito de pato rosado servido com molho de tangerina, pistache e salada de ervas

 

torta de chocolate

1800 Milenio

É elaborada com 100% Agave Azul, cuidadosamente cozido no vapor em fornos tradicionais. Depois um longo e delicado processo de envelhecimento de mais de três anos, é então maturada em barris de carvalho francês de conhaque por mais quatro meses, resultando em um sabor equilibrado, macio e único, com notas de baunilha, frutas vermelhas e canela

Torta de chocolate sem farinha

Torta cremosa e farofa de coco com castanhas

 

Michel Felício, embaixador tequila 1800

O sommelier

Michel Felício, profissional renomado do segmento de hospitalidade, é o novo embaixador do portfólio de marcas de luxo da Casa Cuervo no país. Ele tem como missão trazer um novo olhar para o destilado mexicano e para isso estará à frente de uma série de eventos pelo Brasil onde irá apresentar as tequilas premium 1800 Tequila e Maestro Dobel.

“Sou um grande fã de tequila, o que me levou a conhecer a fundo a história, produção e variedades. Estou animado em levar mais conhecimento sobre essa bebida versátil, que vai muito além do shot”, comenta Michel. “Nas degustações e jantares harmonizados, vamos explicar os diferentes tipos, sabores e processos, da linha 1800 Tequila e Maestro Dobel”, complementa.

 

Dicas do sommelier Michel

Vai para Tequila!

Tequila é o nome do povoado onde a Jose Cuervo é produzida, perto da cidade de Guadalajara, no estado de Jalisco. A Destilaria La Rojeña onde a bebida é feita é a mais antiga da América Latina.

Para ser considerada tequila a bebida deve ter pelo menos 51% de agave azul em sua composição e ser produzida em uma das cinco regiões autorizadas no México: Jalisco, Nayarit, Tamaulipas, Michoacán e Guanajuato.

Dicas para a melhor experiência

  • Sempre consumir a tequila resfriada entre 8 e 12º
  • Escolher tequilas 100% agave (premium)
  • Se prefere sabores mais suaves e frescos, opte por uma tequila Blanco (Silver)
  • Gosta de notas de carvalho e maior complexidade, experimente uma Reposado ou Añejo
  • Quer uma tequila mais macia e complexa, prove as tequilas cristalinos (on the rocks é uma boa pedida!)
1800 Milênio, uma obra de arte desde a caixa. Foto: Divulgação

Harmonize Tequila

  • Tequila Blanco – com ceviche, tartar e saladas (alimentos frios)
  • Tequila reposado e cristalino reposado – carnes brancas, arroz e massas (com molhos leves)
  • Tequila añejo e cristalino añejo – carnes vermelhas, de caça, comidas mais condimentadas
  • Tequila extra añejo – sobremesas com chocolate, nozes, café, baunilha
Bia (eu), Seme Rabeh, Fran Micheli (Farofa)

Dica minha aqui: Se você gosta muito dá uma olhada no Ebook – 101 Drinks com Tequila

 

Você também pode gostar

Cerveja artesanal um olhar em 2024

O mercado da cerveja artesanal como conhecemos atualmente