Conheça os principais tipos de chá

Conheça os principais tipos de chá

- em Beber, Impressa

Camellia sinensis

É uma árvore de grande porte da família Theaceae, nativa da China e da Índia, que dá origem aos chás verde, preto, oolong e branco.

Chá Verde

Este é um dos chás mais conhecidos e consumidos em todo mundo. É antioxidante, o que atrasa os efeitos causados por radicais livres. Em outras palavras: o chá verde regula o intestino através da retenção de líquidos. Tem um sabor amargo, mas é possível combiná-lo com diferentes ervas e frutas sem que perca o seu efeito.

Chá Preto

É bastante difundido no Reino Unido, onde é consumido com leite e açúcar. Chegou aqui através dos imigrantes europeus. Possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda diversas funções em nosso organismo. Além disso, este chá também tem propriedades adstringentes, ou seja, é ótimo para a pele.

Chá Oolong

O nome oolong vem do chinês e significa “chá do dragão negro”. O chá oolong trabalha acelerando o metabolismo e ajudando o corpo a queimar gorduras mais rapidamente. Além de ser um ótimo aliado para a pele, reduz a chance de doenças cardíacas e é usado no tratamento de diabetes tipo 2.

Chá Branco

De origem chinesa, japonesa e indiana, o chá branco é raro e caro, justamente porque sua colheita é realizada apenas 3 vezes no ano, período no qual a planta apresenta sua melhor condição. Também é conhecido por melhorar o humor de maneira geral, devido a substâncias que desencadeiam o aumento dos níveis de dopamina e serotonina, por exemplo.

Você sabe a diferença entre chá e infusão?

Chá – Bebida proveniente da infusão de folhas apenas da Camellia sinensis com água.

Infusões – Todos os tipos de bebidas feitas a partir da imersão de folhas (com exceção da Camellia sinensis), flores e frutas em água quente. Ou seja, todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é chá.

 

Pesquisa:

https://chaarteevida.blogspot.com/2010/04/conhecendo-camellia-sinensis-ou-planta.html

Você também pode gostar

Chá premium é coisa de rico?

A discussão mais acalorada no mundo dos chás