Conheça o Pancada na Cozinha, canal pra quem gosta de plantas esquisitas

Conheça o Pancada na Cozinha, canal pra quem gosta de plantas esquisitas

- em Comer

Pastel de taboa com ora-pro-nobis, empanada de couve romanesco, tempurá de peixinho-da-horta podem parecer comidas bem esquisitas pra você, mas são algumas das estrelas das receitas do projeto Pancada Na Cozinha.

Criado pelo jornalista Gabriel Castaldini, natural de São Simão, o espaço é dedicado a receitas baseadas em PANC’s, mais conhecidas também como Plantas Alimentícias Não Convencionais. Hoje, o conteúdo é dividido entre YouTube, Facebook e Instagram.

Na lista de vídeos, explicações bem-humoradas e passo-a-passo de clássicos da cozinha que se utilizam de vegetais nada tradicionais.

Doce de leite com cumaru | Foto: Gabriel Castaldini

 

Sem grandes planilhas para o planejamento do canal, Gabriel encontra a pauta conforme encontra as PANC’s pelas feitas e mercados da cidade. O canal, então, depende da boa vontade da natureza.

Apesar de ainda causar estranheza em muita gente, as PANC’s vêm ganhando espaço entre quem cozinha e quem come. Gabriel também explica que o aumento da demanda por PANC’s também valoriza a produção familiar, já que este é o principal meio de cultivo deste tipo de planta.

A entrada no mundo das PANC’s veio depois de eliminar 42 quilos com mudança na alimentação e de um período de decepção com a profissão. Jornalista freelancer e fluente em 4 idiomas, Gabriel anda irritado com as ofertas de trabalho (em uma delas, ofereceram almoço em troca de aulas de francês para repórteres que iriam cobrir um evento internacional). Por isso, segundo ele, vem se dedicando cada vez mais à gastronomia e pesquisas na área, tendo como consequência o canal e a chegada à fase seletiva de um importante reality de gastronomia. “A princípio era por puro prazer, uma válvula de escape cujo objetivo era me manter afastado dos fantasmas que me atormentavam. Mas logo isso foi me fazendo cada vez mais feliz (…) Os vídeos chamaram atenção de algumas marcas”.

Tempurá PANC com flor de abobrinha, peixinho da horta, pétalas de flor de mandacarú e flores de flamboyant | Foto: Gabriel Castaldini

 

Segundo ele, o impacto foi tão positivo que chegou a ganhar presentes como incentivo das marcas. “Lembro quando ganhei uma panela de 500 reais e uma tábua de corte de 400 reais. Fiquei louco!”. A vida de influencer de PANC’s parece que está só começando.

Atualmente, o canal no Youtube guarda as receitas e tutoriais, mas na página do Facebook e no Instagram, Gabriel publica curiosidades, novidades e fotos das suas PANC’s favoritas.

Leia também: Vai ter flor na comida, sim!

Você também pode gostar

Chopeduto em Ribeirão Preto? Teve sim.

No texto “Ribeirão Preto e a cerveja: não