As lojas de produtos naturais, aquele Instagram todo “fit”, o pessoal mais “natureba” e aquela amiga que sempre está conectada nas tendências, todo mundo anda falando da tal bebida kombucha. Cafeterias, bares, restaurantes e lojas de produtos orgânicos já estão todos ligados que a bebida do momento é esse fermentado de chá, açúcar e leveduras e bactérias. Para ainda mais sabor, frutas e especiarias são adicionadas, trazendo complexidade.
Há versões sem álcool (quando o teor alcoólico é inferior a 0,5% ABV) e alcoólicas, com ou sem gás. Recentemente, o kombucha foi regulamentado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o que deve levar a um aumento no número de produtores.
Entrevistamos o MAPA sobre a Instrução Normativa, confira AQUI.
Nesse cenário, o inédito Concurso Brasileiro de Kombucha (CBK) ocorrerá pela primeira vez, entre os dias 6 e 7 de novembro em Porto Alegre (RS). Juízes com experiência em produção e consumo da bebida avaliarão as amostras inscritas em diferentes categorias, premiando os destaques. O evento ocorre durante a Copa Internacional da Cerveja PoA, uma das parceiras do CBK, junto com a Cervejaria Escola Sinnatrah, de São Paulo.
Na primeira edição do evento, excepcionalmente, não haverá taxa de inscrição – os participantes devem arcar apenas com os custos de envio das amostras, que deve ocorrer até 30 de outubro. O regulamento podem ser obtidos no endereço http://tiny.cc/qel3dz

Bebida cuja origem remonta à região da atual China e à época antes de Cristo, o kombucha tem cerca de 50 produtores nacionais registrados na Associação Brasileira de Kombucha (www.abkom.org.br).
Mais informações:
Página do Concurso Brasileiro de Kombucha no Facebook: https://www.