IPA Day Brasil volta a Ribeirão Preto após três anos

IPA Day Brasil volta a Ribeirão Preto após três anos

- em Eventos, Matérias
estival divulga novas bandas, rótulos e cervejarias há 10 anos. Foto: Marcos Weiske / Divulgação

Após quase três anos de intervalo, a edição nacional do maior festival cervejeiro em homenagem às cervejas India Pale Ales, o IPA Day Brasil, volta a ser realizada em Ribeirão Preto (SP), dia 12 de novembro, sábado, no espaço Quintalinda. O evento surgiu há 10 anos e reúne na cidade cerca de 2 mil turistas e moradores amantes do estilo.

O festival IPA Day Brasil funciona no formato open bar de cervejas e água e inclui muita música e mais de 40 rótulos produzidos por cervejarias premiadas do Brasil. A curadoria do cardápio cervejeiro mescla IPAs com altas avaliações nos rankings nacionais e receitas elaboradas exclusivamente para o evento. A meta da organização é apresentar entre 30% e 50% e novos lançamentos.

“Ter receitas exclusivas e novidades tem como objetivo desafiar a criatividade das cervejarias mais desejadas. Também queremos sempre apresentar tendências novos lúpulos, tecnologias, insumos e sub-estilos que estão surgindo no mundo”, explica Rafa Moschetta, organizador do festival.

No line-up musical, o festival cumpre a missão de apresentar e apoiar artistas da cena independente. A brasilidade da banda Maria Orfina (@mariaorfina) abre o palco, às 14h. Na sequência, é a vez do Al Bud Trio (@albudtrio), eleita a atração do IPA Day SP 2022 com seu estilo Rockin’ Hillbilly. O rock nacional e internacional assume o som com a banda Kalize (@bandakalize). E o fechamento da noite fica por conta da Versão 2 (@versaodois) ao som de muito Rock’n Roll.

Além das cervejas, o festival reúne opções gastronômicas que harmonizam com a potência das India Pale Ales. Já estão confirmados o Ôôô Dog – Hot Dog (@ooodoghotdog), BrBQ – Brazilian Barbecue (@brbq.smokehouse), Komburguer (@komburguer), Vila Dionísio (@viladionisioribeirao), Ravenna Pizzeria Napoletana (@ravenna.cucina) e Beergadeiro (@beergadeiro016)

Eventos paralelos

O IPA Day Brasil é um festival que envolve uma série de atrações durante o fim de semana do feriado de 15 de novembro. Entre eles estão o “Encontro dos Cervejeiros”, que acontece na sexta-feira (11), antecedendo o festival. No domingo (13), é a vez do já tradicional Porco no Rolete – os dois são realizados no brewpub Weird Barrel.

Como cerca de 85% dos frequentadores do festival são de outras cidades do Brasil, o evento criou também a Casa da IPA, o hotel oficial dos amantes do lúpulo. Também firmou parceria com uma agência de turismo, a LATZ Viagens, que oferece pacotes especiais com passagens aéreas e a hospedagem.

Estilo preferido

No maior mercado de cervejas artesanais no mundo, os Estados Unidos, mais de 40% das artesanais vendidas são India Pale Ales, segundo a Brewers Association, entidade que representa as cervejarias independentes do país. No Brasil, segundo dados preliminares na pesquisa de mercado realizada pelo Podcast Surra de Lúpulo com mais de 4.300 internautas, as IPAs também são o estilo preferido dos brasileiros.

Marcadas pela presença abundante de lúpulos que lhe conferem alto amargor e aromas e sabores característicos, que vão do herbal ao cítrico, com características de frutas como maracujá, abacaxi e até frutas vermelhas, as IPAs representam um do estilos que mais desafiam a criatividade dos mestres cervejeiros. Por essa razão, não faltam variações como as English IPA, West Coast IPA, Red IPA, Hazy IPA, New England IPA, Black IPA, Session IPA, Double IPA, Cold IPA, entre outras.

Retomada

O festival deste ano foi feito com a ajuda de 20 mil fãs que contribuíram com a organização por meio de um crowdfunding que ajudou a reerguer o evento após os impactos econômicos da pandemia conseguir se reerguer após os impactos da pandemia, a organização lançou este ano um crowdfunding entre os mais de 20 mil fãs de sua base. O movimento chamou a atenção da área de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev que, em parceria com as marcas Colorado e Goose Island, dobrou a meta do financiamento coletivo.

Em 10 anos, cerca de 13 mil amantes de IPAs já passaram pelas edições de Ribeirão Preto e São Paulo do festival. Destes, 52 tatuaram a marca do festival na pele. O IPA Day também é conhecido por reunir grupos de voluntários, amantes das India Pale Ale e do evento, que viajam de diversas partes do país para trabalharem no serviço de chopeiras e backstage.

 

IPA Day Brasil
Data: 12 de novembro de 2022
Local: Quintalinda Espaço para Eventos
(Rodovia Anhanguera, Km 303 – Ribeirão Preto – SP)
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/ipa-day-brasil-2022/728180
Ingresso 2º Lote – R$ 240,00
Ingresso Beer Geek (2º Lote) – R$ 340,00

Agência oficial IPA Day Brasil:
LATZ Viagens e Experiências
WhatsApp: 16 99751-2345 (https://bit.ly/3R0EgTj)

Você também pode gostar

A cerveja perde mais um ente querido, Vivre Pour Vivre

Quando estudamos a história da cerveja aprendemos que