Os 5 ovos de Páscoa que ganharam nosso coração (e paladar)

Os 5 ovos de Páscoa que ganharam nosso coração (e paladar)

- em Matérias, Reviews

Ovo de Páscoa é sempre um assunto polêmico: tem quem reclame do preço todo ano, tem quem critique a qualidade dos chocolates comerciais, tem os que custam milhares de reais, alguma coisa salgada em forma de ovo, enfim, tem de tudo. Mas, é difícil alguém que, simplesmente, ignore que, nos últimos anos, a diversidade também chegou nas fábricas de chocolate.  

Sendo o Brasil o sétimo maior produtor de cacau no mundo, é fácil compreender que a qualidade do nosso chocolate evoluiu e criou inúmeras possibilidades. O chocolate bean to bar, aquele derivado de amêndoas com origem reconhecida e sem aditivos químicos, tem ganhado um público que busca, cada vez mais, qualidade e terroir. 

Nessa Páscoa, provamos alguns ovos de Páscoa e aqui estãos os nossos favoritos pra você conhecer, comprar e se deliciar sem medo: 

Ovo Jardim Brasileiro

Collab MBee + Açucareiro da Nana + Deborah Gaiotto

Ovo chocolate + flor + mel + pólen Mbee.
Ovo MBee

O ovo é uma colaboração sazonal entre Márcia Basile, da MBee, a confeiteira Nana Fernandes e a especialista em flores comestíveis, Deborah Gaioto. São duas metades diferentes: uma com chocolate 45% e outra 72% de cacau da Mestiço, mas as duas cascas levam o recheio de ganache de mel de abelha jataí e pólen, além das flores externas. Além de lindo, o ovo traz um sabor muito inusitado graças à acidez do mel fermentado, estimulando uma leve salivação. Se você tiver a sensação de estar comendo um queijo muito maturado em algum momento da mastigação, não se espante. É o umami fazendo a festa na sua boca.

Ovo com nibs de cacau e flor de sal 

La Barr (180g)

Ovo La Barr Nibs + flor de sal.

Esta é a versão em ovo da barra mais vendida da La Barr. Com chocolate extremamente macio e com ótimo derretimento na boca, o ovo ganha uma crocância especial com os nibs de cacau que, diferente do esperado, não trazem amargor desconfortável e fazem um contraste divertido e suave com a flor de sal. É possível sentir notas de caramelo, mesmo não tendo caramelo nos ingredientes. Dentro, pepitas de granola e chocolate. Simplesmente delicioso.  

Ovo 70% 

Nugalli

Ovo 70% Nugali.

Com chocolate meio amargo 70%, o ovo da Nugalli é sem glúten, sem lactose e kosher, com certificado vegano. A marca levou medalhas de Bronze na International Chocolate Awards 2019 e Ouro pela America Food Awards 2021, então não espere algo comum. Com a casca bem fininha, o ovo é a prova de que o menos é mais. Onde esperávamos um chocolate duro e amargo, nos surpreendemos com uma maciez aveludada e excelente derretimento na boca, trazendo um sabor intenso, mas sem amargor. 

Ovo Quebra-Quebra Frutas Tropicais 

Dengo

Ovo Tropical Dengo

Este ovo da Dengo traz chocolate 36% com manga, abacaxi e maracujá. As frutas dominam o sabor, mas trazem um toque de passas, com muito destaque para a manga. Tem um azedinho na mastigação que lembra muito uma bala famosa na nossa infância, a Paulistinha, que fazia salivar. Toda essa presença cítrica é equilibrada com o chocolate bem doce, macio e que derrete na boca.

Ovo Joaninha 

Nugali (120g)

Ovo infantil Nugali

Na tradição alemã, presentear joaninhas de chocolate significa desejar boa sorte, felicidade e vida longa. O ovo tem 45% de cacau e foi o mais doce dessa lista, muito macio e puro, assim, simples e tradicional. É um ovo de chocolate ao leite bem feito como deve ser, puro e simples como as crianças que vão se apaixonar por ele. 

Degustação Farofa Magazine, um trabalho bastante delicioso.

Você também pode gostar

Chocolat du Jour lança coleção com collab com chef catalão Oriol Balaguer

A brasileira Chocolat du Jour – dedicada ao