Os 5 ovos de Páscoa que ganharam nosso coração (e paladar)

Os 5 ovos de Páscoa que ganharam nosso coração (e paladar)

- em Matérias, Reviews
143

Ovo de Páscoa é sempre um assunto polêmico: tem quem reclame do preço todo ano, tem quem critique a qualidade dos chocolates comerciais, tem os que custam milhares de reais, alguma coisa salgada em forma de ovo, enfim, tem de tudo. Mas, é difícil alguém que, simplesmente, ignore que, nos últimos anos, a diversidade também chegou nas fábricas de chocolate.  

Sendo o Brasil o sétimo maior produtor de cacau no mundo, é fácil compreender que a qualidade do nosso chocolate evoluiu e criou inúmeras possibilidades. O chocolate bean to bar, aquele derivado de amêndoas com origem reconhecida e sem aditivos químicos, tem ganhado um público que busca, cada vez mais, qualidade e terroir. 

Nessa Páscoa, provamos alguns ovos de Páscoa e aqui estãos os nossos favoritos pra você conhecer, comprar e se deliciar sem medo: 

Ovo Jardim Brasileiro

Collab MBee + Açucareiro da Nana + Deborah Gaiotto

Ovo chocolate + flor + mel + pólen Mbee.
Ovo MBee

O ovo é uma colaboração sazonal entre Márcia Basile, da MBee, a confeiteira Nana Fernandes e a especialista em flores comestíveis, Deborah Gaioto. São duas metades diferentes: uma com chocolate 45% e outra 72% de cacau da Mestiço, mas as duas cascas levam o recheio de ganache de mel de abelha jataí e pólen, além das flores externas. Além de lindo, o ovo traz um sabor muito inusitado graças à acidez do mel fermentado, estimulando uma leve salivação. Se você tiver a sensação de estar comendo um queijo muito maturado em algum momento da mastigação, não se espante. É o umami fazendo a festa na sua boca.

Ovo com nibs de cacau e flor de sal 

La Barr (180g)

Ovo La Barr Nibs + flor de sal.

Esta é a versão em ovo da barra mais vendida da La Barr. Com chocolate extremamente macio e com ótimo derretimento na boca, o ovo ganha uma crocância especial com os nibs de cacau que, diferente do esperado, não trazem amargor desconfortável e fazem um contraste divertido e suave com a flor de sal. É possível sentir notas de caramelo, mesmo não tendo caramelo nos ingredientes. Dentro, pepitas de granola e chocolate. Simplesmente delicioso.  

Ovo 70% 

Nugalli

Ovo 70% Nugali.

Com chocolate meio amargo 70%, o ovo da Nugalli é sem glúten, sem lactose e kosher, com certificado vegano. A marca levou medalhas de Bronze na International Chocolate Awards 2019 e Ouro pela America Food Awards 2021, então não espere algo comum. Com a casca bem fininha, o ovo é a prova de que o menos é mais. Onde esperávamos um chocolate duro e amargo, nos surpreendemos com uma maciez aveludada e excelente derretimento na boca, trazendo um sabor intenso, mas sem amargor. 

Ovo Quebra-Quebra Frutas Tropicais 

Dengo

Ovo Tropical Dengo

Este ovo da Dengo traz chocolate 36% com manga, abacaxi e maracujá. As frutas dominam o sabor, mas trazem um toque de passas, com muito destaque para a manga. Tem um azedinho na mastigação que lembra muito uma bala famosa na nossa infância, a Paulistinha, que fazia salivar. Toda essa presença cítrica é equilibrada com o chocolate bem doce, macio e que derrete na boca.

Ovo Joaninha 

Nugali (120g)

Ovo infantil Nugali

Na tradição alemã, presentear joaninhas de chocolate significa desejar boa sorte, felicidade e vida longa. O ovo tem 45% de cacau e foi o mais doce dessa lista, muito macio e puro, assim, simples e tradicional. É um ovo de chocolate ao leite bem feito como deve ser, puro e simples como as crianças que vão se apaixonar por ele. 

Degustação Farofa Magazine, um trabalho bastante delicioso.

Você também pode gostar

Bacalhau tá caro? Selecionamos 10 receitas econômicas para a Páscoa

Com o preço do bacalhau nas alturas, a