Aprenda a fazer 2 sobremesas com chá

Aprenda a fazer 2 sobremesas com chá

- em Mão na Massa
241

Chá Dō, curadoria especializada em chá e acessórios, preparou duas receitas clássicas de sobremesas com chá. O pudim e o mingau ganharam uma releitura especial com novas combinações de sabores. Confira:

Pudim de Hojicha

O sabor do hojicha levemente adocicado, com notas amanteigadas e um toque de cacau, combinados com os ingredientes do pudim, formam uma sobremesa deliciosa.

Pudim de Hojicha

Ingredientes:

Modo de preparo da infusão:

Leve o leite já misturado com o chá ao fogo até que ferva, desligue e deixe as folhas de chá por 15 minutos em infusão. Passado o tempo, coe e esprema as folhas contra uma peneira, para melhor extração do sabor. Reserve.

Modo de preparo da calda de açúcar:

Em uma panela, coloque o açúcar refinado, o vinagre e a metade da água. Ligue o fogo alto e aguarde a calda atingir a cor de guaraná.

Desligue o fogo e acrescente o restante da água, já quente, para não dar choque térmico na calda e espirrar (muito cuidado). Poderá formar grumos, mas rapidamente eles voltarão a derreter.

Com a calda de açúcar ainda quente, distribua em 8 a 10 forminhas individuais de pudim. Leve para o freezer até que a calda fique firme.

Modo de preparo do pudim:

Em um liquidificador, adicione os ovos, o leite condensado e o leite com o chá infusionado. Bata rapidamente até que forme uma mistura homogênea. Distribua o líquido do pudim nas forminhas que retirou do freezer (a calda de caramelo deve estar firme).

Coloque as forminhas em uma assadeira com água quente e cubra com papel alumínio. Certifique-se de que o papel alumínio esteja bem esticado e que a assadeira esteja bem vedada. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 50 minutos (dependendo da potência do seu forno, o tempo pode variar para mais ou para menos).

Após o prazo, retire o papel alumínio, deixe esfriar e leve para a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir.

Para fazer em uma forma grande de pudim, dobre a receita e aumente o tempo de forno aproximadamente por 1 hora e 40 minutos.

Esta sobremesa harmoniza super bem com o Chá verde orgânico do Sítio Shimada. Prepare um copo gelado e curta com o seu pudim!

Mingau de aveia com chá oolong

O oolong é um chá com sabor naturalmente doce e frutado, bem amadeirado, e com aromas de mel e torra, que dão um toque especial ao mingau.

Mingau com chá oolong

Ingredientes:

  • 5 colheres de sopa de aveia
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 15g de chá oolong Amaya
  • 500ml de leite de sua preferência

Modo de preparo:

Em um recipiente, coloque a aveia, o açúcar e um pouco de leite. Mexa e reserve.

Ferva o restante do leite em uma panela e desligue o fogo quando começar a levantar fervura. Infusione as folhas de chá no leite por 6 minutos. Coe a infusão, se desejar, mas não há necessidade.

Acrescente a mistura reservada e ligue o fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar.

Se desejar, acrescente uma pitada de canela em pó sobre o seu mingau. Está pronto, agora é só se deliciar!

 

Você também pode gostar

20º edição do evento CASAR.com 2022 tem Chandon como espumante exclusivo

A CHANDON em apoio as celebrações dos casais no Brasil