Cerimônia do chá chinesa e japonesa: entenda as diferenças na ritualística

- em Artigos

Se você já é um pouco mais íntimo do chá, já deve ter reparado que existe uma série de regras para servir a bebida e a cerimônia do chá é espelho dessa preocupação. Isso acontece porque os rituais do chá têm uma longa e rica história tanto no Japão quanto na China (seu país de origem), e apesar de compartilharem algumas semelhanças, eles também possuem peculiaridades.

Cada gesto, acessório e símbolo reflete as culturas desses países, assim como suas filosofias. O chá desempenhou um papel significativo na vida social, espiritual, estética e até política de ambas as nações e a ritualística do chá nos conta um pouco sobre tudo isso.

Preparar chá é pura filosofia e você vai entender o porquê.

Cerimônia do Chá Japonês (Chanoyu ou Chado)

Cerimônia do chá japonesa, com preparo de matcha | Foto: Getty Images

A cerimônia do chá japonês é centrada, basicamente na estética da simplicidade, pureza e tranquilidade. O ritual, também conhecido como Chanoyu ou Chado (O Caminho do Chá), é muito influenciado pelas filosofias do zen-budismo e do wabi-sabi. O

O wabi-sabi enfatiza a beleza da imperfeição e a apreciação das coisas simples e naturais. Portanto, o ritual do chá japonês é menos formal e mais focado na experiência interior e na conexão espiritual.

No Chanoyu, a preparação do chá é altamente ritualizada e segue um conjunto específico de passos. O matcha tem um lugar especial nessa história e é muito utilizado.

Comprar matcha

A cerimônia geralmente ocorre em um espaço de chá (chashitsu) projetado para promover a intimidade e a contemplação. O anfitrião executa gestos precisos ao preparar o chá, e cada movimento tem significado e propósito, com todo o respeito e reverência aos convidados.

Falando em utensílios, eles são cuidadosamente selecionados e artesanais. Desde a tigela de chá até o roupão usado pelo anfitrião, é escolhido para criar uma experiência esteticamente agradável e harmoniosa. O minimalismo e a atenção aos detalhes são os pilares dessa experiência.

Cerimônia do Chá Chinês

Já o chá chinês, por outro lado, tem uma abordagem mais diversificada e ampla em termos de práticas e rituais. Enquanto a China possui tradições formais de cerimônia do chá, como o Gongfu Cha, também é comum o consumo cotidiano e informal do chá. A filosofia dessa cerimônia tem ênfase na harmonia, equilíbrio e respeito pela natureza. Te lembrou algo sobre Taoísmo? Sim, não é à toa.

Na China, a preparação do chá pode variar dependendo do tipo de chá e da ocasião. O chá é frequentemente preparado folha por folha usando uma variedade de métodos, como a técnica Gongfu Cha, que envolve tempos e temperaturas de infusão cuidadosamente controlados. Essa abordagem ressalta a complexidade dos sabores e aromas das folhas de chá. Podemos dizer que o chá chinês é muito técnico, preciso e com regras rigorosas.

Aqui, os utensílios do chá também são valorizados, mas a ênfase está na funcionalidade e na apreciação da beleza natural das coisas. A cerimônia Gongfu Cha usa pequenas xícaras de argila Yixing e bules de chá que são escolhidos tanto pela sua estética quanto pela sua capacidade de melhorar o sabor do chá ao longo do tempo.

Os rituais do chá japonês e chinês compartilham uma profunda reverência pelo chá e seus elementos culturais, mas têm, cada um, o seu porquê. E aí, já participou de alguma cerimônia do chá?

Você também pode gostar

Chá e chocolate combinam? Aprenda a harmonizar os dois

A união entre chá e chocolate pode parecer