Uma carta para Ninkasi

Uma carta para Ninkasi

- em Artigos
349
Quando uma sommelière escreve para uma deusa

Oi Ninkasi, é Bia aqui.

Estava pensando se te escrevia uma carta ou fazia uma oração. Depois percebi que uma coisa também pode ser a outra e por isso, como eu gosto de escrever, achei que poderia trocar algumas palavras com Você. Desde o primeiro dia de “mergulho nesse mar de conteúdos” sobre a história da cerveja ouvimos falar de Você. Ninkasi, A deusa cervejeira, um hino a você que também é uma receita. A oralidade de passar cultura e conhecimento por meio social por milênios e milênios.

A cerveja muda, mas a necessidade do propósito não.

É uma carta curta, um pedido de Perdão, um Agradecimento, um pedido de Benção. Se o cereal fermenta a milênios e tantos já clamaram por seu nome, quem somos nós, nessa curta travessia, para lhe pedir alguma coisa agora? Trago um gole de minha cerveja para compartilhar.

Ninkasi, à Você que rega o malte:

Primeiro desculpas, por não ter ainda compreendido o papel da cerveja, em meio a tantos dilemas que vivemos atualmente. Agradecer é mais do que necessário, é essencial. A cerveja é em minha vida um alento, um momento, um conceito.  A agricultura, a transformação, o serviço, tudo envolve a natureza, a união. O brinde sempre conectado ao contentamento do momento. Obrigada.

Por último, que nos abençoe. Que as leveduras possam ser felizes nesse ofício, os cereais cresçam e prosperem, os lúpulos vigorosos se multipliquem em todas suas variedades possíveis. Que os outros ingredientes possam ser testados, respeitados e saboreados, que tenhamos água, essencial para este acontecimento. Abençoe as mãos que trabalham, as mentes que pensam e as bocas que bebem! Nos proteja daqueles que ainda não entendem, que o mito é um ciclo e a cerveja é para todos. Nada que não tenham pedido as outras civilizações. As mesmas que também brassavam e também sorviam.

Pão e Cerveja, Saúde!

Saiba Mais:

Beba Menos, Beba com Moderação, Beba Melhor.

Você também pode gostar

Para apoiar a retomada de encontros cervejeiros, Ambev estará no IPA Day e dobrará o valor que for arrecadado pelo crowdfunding do evento

Um brinde à retomada. Após dois anos, o