Conheça Hadong, a região produtora de chá mais antiga da Coreia do Sul

Conheça Hadong, a região produtora de chá mais antiga da Coreia do Sul

- em Content Lab, Namu Matcha
Campo de chá em Hadong, referência nas tradições ancestrais de colheita | Foto: Namu Matcha

Quem é apaixonado por chás, já deve conhecer a fama e os sabores da China, Japão e India. Porém, a Coreia do Sul também figura entre os maiores produtores de chá do mundo e, por isso, precisamos falar sobre Hadong, onde dezenas de famílias vivem do chá, mais propriamente dito, do chá verde e do matcha orgânicos. 

Hadong é uma província sul-coreana situada na região de Gyeongsang do Sul. Essa região é conhecida por suas plantações de chá, que cobrem as colinas e vales da área. Hadong é particularmente famosa por seu chá verde, produzido a partir das folhas da planta Camellia Sinensis, que são cultivadas em um ambiente natural e cercadas por uma paisagem deslumbrante. Além disso, a região também é referência na manutenção de técnicas ancestrais de cultivo de chá selvagem, ou seja, com mínima intervenção humana.

Campo de chá em Hadong, Coreia do Sul, onde a Camellia Sinensis cresce com mínima intervenção do homem | Foto: Namu Matcha

Tradição é milenar

O chá verde de Hadong é considerado um dos melhores do país e é altamente valorizado por seu sabor suave e aroma delicado. A tradição do cultivo do chá em Hadong remonta a mais de mil anos, e a região é conhecida por seus produtores de chá experientes, que têm passado suas técnicas e segredos de geração em geração. O chá de Hadong é também conhecido como o “Chá do Rei”, pois o rei do ano 800 mandou plantar sementes nesta área, o que resultou em um chá de altíssima qualidade reconhecida até hoje.

Os moradores locais de Hadong têm um amor profundo por seu chá verde e o incorporam em muitos aspectos de sua cultura. Existem festivais de chá realizados ao longo do ano, onde os visitantes podem aprender sobre a história do chá em Hadong, assistir a cerimônias de chá tradicionais e, claro, experimentar as delícias do chá verde.

Templo Ssanggyesa: monges se dedicavam exclusivamente ao chá | Foto: TripAdvisor

Além disso, a província de Hadong é conhecida por sua rica herança cultural e beleza natural. Entre as atrações turísticas locais, destacam-se o, que remonta ao século VII, e as paisagens deslumbrantes do Parque Nacional Jirisan. Muitos monges, inclusive, se dedicavam exclusivamente à observação, cultivo e processamento de chá. A combinação de paisagens deslumbrantes e cultura milenar faz de Hadong um destino turístico popular para aqueles que procuram uma experiência autêntica e enriquecedora.

Museu do Chá em Hadong: parada obrigatória para amantes da bebida | Foto: divulgação

Se você é um amante do chá, Hadong é o lugar perfeito para explorar e aprender sobre a cultura do chá na Coreia do Sul. Além disso, a região oferece uma variedade de atividades para todos os gostos, incluindo caminhadas, passeios de bicicleta, visitas a templos antigos e muito mais. Então, se você está planejando uma viagem à Coreia do Sul, não deixe de incluir Hadong em seu itinerário e experimentar o melhor chá verde da região. Uma dica imperdível: visita o Museu do Chá de Hadong, onde é possível participar da cerimônia coreana (Darye) e da cerimônia de matcha. 

Onde encontrar o chá de Hadong no Brasil

A Namu Matcha traz com exclusividade o famoso Matcha da região de Hadong em três graduações: o matcha puro (ou culinário), o premium e o cerimonial. Este último, considerado como o mais fino e de alto padrão.

Matcha cerimonial da Namu: um convite à meditação | Foto: divulgação

O matcha nada mais é do que uma derivação do chá verde, que, em vez de ser preparado em infusão, é diluído em água. Por isso, quem toma matcha, está consumindo as folhas de Camellia Sinensis integralmente. 

Para produzir matcha, utiliza-se o chá verde cultivado sob sombreamento, o que aumenta a produção de clorofila e impacta em suas propriedades e sabor. Depois de colhidas, as folhas passam por um tradicional moinho de pedra de granito, o que origina um pó fino, delicado e de verde intenso.

Além disso, no e-commerce da Namu é possível encontrar também acessórios como o chasen (batedor de bambu), chashaku (colher tradicional) e chawan (bowl de degustação), além de kits para presente e promoções. Ah! E leitores da Farofa têm 15% de desconto! É só usar o cupom FAROFA23.

Saiba mais sobre a produção de matcha em Hadong AQUI.

*Conteúdo patrocinado pela Namu Matcha

Você também pode gostar

Chá e chocolate combinam? Aprenda a harmonizar os dois

A união entre chá e chocolate pode parecer