São Paulo cervejeira, 13 lugares para conhecer na capital

São Paulo cervejeira, 13 lugares para conhecer na capital

- em Beber, Matérias, Reviews, Viajar

Em um final de semana, de sexta a domingo, dá para visitar e degustar muita cerveja boa na cidade de São Paulo. Claro que é preciso uma boa rota, amigos para dividir pint´s e Uber´s e também alguns petiscos para ajudar a forrar o estômago. São Paulo é uma cidade para cerveja de todos os gostos, em diversos lugares, bairros e regiões.

Fiz uma lista com 13 lugares, sendo que alguns são multimarcas e outros marcas próprias, ou taprooms da cervejaria ou o próprio brewpub, fabricando a cerveja ali mesmo! O fato é que beber cerveja fresca, brasileira e local é uma realidade e você pode fazer turismo cervejeiro, provando coisas de todos os estilos e gostos, sem sair da cidade. O famoso Pub crawl cervejeiro em Essepê.

Organizei os locais por ordem alfabética e minha dica é: trace uma rota! Olhando via Maps, começando pelo happy hour na sexta e pelo almoço no sábado e domingo. Muitos desses lugares têm a famosa “Régua” ou “Flight” com a possibilidade de degustar em pequenos copos, caso não seja possível, é bacana estar em uma turma, assim escolhem alguns copos para dividir.

Beber água em todos os locais é fundamental!

 

1. ARMAZÉM 77

https://www.instagram.com/armazem.77/

Com cervejas sazonais, tem rótulos próprios que podem ser tomados em chope. Desde 2014, a casa conta com serviço de sommelieria, em 2019 virou um brewpub, que fabrica em pequenos lotes cervejas especiais. Sempre tem eventos, confira a agenda nas páginas do local.

Tem comidinhas e cadeira de praia em um quintal aberto. O clima é de tranquilidade, família e boa música.

Rua Betari, 525 – Penha, São Paulo – SP, 03634-040

Armazém 77 e o delicioso quintal. Foto: Divulgação

2. CASA AVÓS

https://www.instagram.com/cervejaavos/

É Lapa, mas para os mais chegados, Vila Ipojuca. Nas vielas entre subidas e descidas do antigo bairro, você passa pelo primeiro ponto de ônibus da cidade antes de chegar a pequena cervejaria. Nas torneiras, exclusivamente cervejas Lagers, mas de todos os estilos sendo algumas leves e refrescantes ou até potentes e encorpadas. Sempre tem novidades e novas cervejas, além de projetos muito bacanas com outras marcas.

A Nano cervejaria fica logo atrás, com seus tanques à vista e senhoras simpáticas fazendo o atendimento. Tem um AirBnB e você pode dormir uma noite por lá, quão legal é isso?!!

Rua Croata, 703 – Lapa, São Paulo – SP, 02675-031

Tão simpático, quanto a casa da sua avó. Foto: Divulgação

3. DOGMA

https://www.instagram.com/cervejariadogma/

Já são 4 franquias e 7 pontos de delivery em São Paulo. A Dogma foi uma das pioneiras em transformar as cervejas artesanais em hype e criar toda uma comunidade, fãs da marca, dos rótulos e das caras latas da marca. A primeira taproom, em Santa Cecília, já tem 5 anos e a marca ganhou em 2021 o título Comer & Beber da Veja São Paulo, como melhor chope da cidade.

Os bares da marca são nos bairros: Santa Cecília, Pinheiros, Jardins e Itaim Bibi e a fábrica/cervejaria na Mooca. Veja os endereços no site aqui.

Rua Fortunato, 236 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01224-030

Uma montanha de torneiras para provar. Foto: Divulgação

4. E. A. P.

https://www.instagram.com/eapsp/

Eu costumo dizer que o Empório Alto de Pinheiros é a meca cervejeira no Brasil. Ao longos dos últimos anos muitos bares e empórios abriram na cidade e até bem pertinho do EAP, mas eu estou sempre voltando para lá. O bar abriu em 2008 e no começo era mais empório, com vários itens dividindo espaço com as cervejas. De lá pra cá, ganhou ares mais refrigerados e se atualizou, assim como o mercado.

Já foi considerado um dos melhores bares de cerveja do mundo (aqui), entre tantos outros prêmios, não à toa, tem cerveja para todos os gostos e bolsos e são 45 torneiras de chope, isso mesmo quarenta e cinco torneiras de diferentes chopes, além de mais de 300 cervejas em lata e garrafa! Se der sorte, até Cantilon você encontra por lá. Veja as torneiras engatadas aqui.

Rua Vupabussu, 305 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05429-040

O antes e o depois, EAP sempre evoluindo. Fotos Divulgação

5. ESCONDERIJO JUAN CALOTO

https://www.instagram.com/esconderijo.juancaloto/

Um dos mais novos da lista, o recém inaugurado bar da marca de cerveja cigana Juan Caloto é um pequeno bar em uma esquina. Com decoração caprichada, tem desde um antigo cofre, um piano que é uma verdadeira joia de antiquário e poltronas de couro já amaciadas pela história.

Lá tem as torneiras com cervejas sempre recém lançadas, deliciosas e super frescas, com cervejarias convidadas e uma ótima carta de coquetéis, além de petiscos e até uma porção com Tremoço (nostalgia!). Se der sorte, terá música ao vivo dividindo o espaço no balcão.

Rua Gandavo, 398 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04023-001

Para se esconder, para se encontrar, Juan Caloto Bar. Foto: Divulgação

6. FRANGÓ

https://www.instagram.com/frangobar/

Comemorando 35 anos, o bar que inaugurou em 1987 sempre buscou rótulos diferentes, em uma época que a cerveja artesanal tinha outra cara. Com um cardápio cheio de cervejas que vão das mais baratas as mais caras, combina coxinha de frango, feijoada e frango assado, despretensiosamente e longe do burburinho. Uma visita histórica a ser feita e degustada. Este ano recebeu o prêmio Melhor Carta de Cerveja 2022 pela revista Prazeres da Mesa, mostrando que ainda tem muito a servir e brindar.

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 168 – Freguesia do Ó, São Paulo – SP, 02925-040

Um lugar de histórias à mesa, FrangÓ. Foto: Divulgação

7. GRAJA BEER PUB

https://www.instagram.com/grajabeerpub/

Não vou mentir, eu ainda não fui visitar a Graja Beer, mas tá na minha lista de locais para ir, se vale de desculpa, eu não moro em São Paulo, por isso digo, se você tá na cidade, vá! Com uma base cultural muito forte, este bar tem ido além das fronteiras e feito um trabalho cuidadoso de educação cervejeira, para mostrar que devemos sair das bolhas para entender muito mais do que cerveja, de pessoas e de histórias.

Tem feito vários rótulos colaborativos com cervejarias e que acabam em um piscar de olhos. Música ao vivo, stand up, casa cheia e um mural bastante icônico e instagramático. O torresmo de rolo é uma das vontades que eu tenho de provar por lá, se for me conta!

Rua José Bonifácio Filho, 49 – Jardim São Benedito, São Paulo – SP, 04813-060

Cerveja à serviço do povo, da cultura e do paladar. Foto: Divulgação

8. LET´S BEER

https://www.instagram.com/letsbeer/

Com uma lista de cervejas cuidadosamente escolhidas, o Let´s é comandado pelo sommelier Guto Procópio que faz a curadoria das cervejas, em chope e garrafas e latas. Este pequeno e premiado bar fica em uma movimentada rua da Vila Mariana e serve comidinhas deliciosas, com destaque para a coxa de frango para petiscar ou até uma Fraldinha com legumes para matar a fome, se você for vegetariana (o), tem um burger para você, além da tábua de queijos artesanais.

Nas estantes tem cervejas que não se vê em qualquer lugar, mas também vinhos naturais, cafés e livros cervejeiros (editora Krater) à venda.

Rua Joaquim Távora, 961 – Vila Mariana, São Paulo – SP, 04015-002

Harmonia e prêmio na mesa do Let´s. Foto: Divulgação

9. SOUL BOTEQUIM

https://www.instagram.com/soulbotequim/

Se um bar tem alma, tem música, tem bom gosto e tem calçada. O Soul é um autêntico bar despretensioso e que sempre entrega mais do que o esperado. Ambiente descontraído, você vai dividir o espaço com cachorros, grelhas fumegantes e muita risada e relax.

O bar serve de tudo, além das várias torneiras de chope com marcas variadas de cervejas artesanais. Você também encontra os vinhos na torneira do projeto Tão Longe, Tão Perto, vários coquetéis dos clássicos aos mais rebuscados. O Brooklyn nunca mais foi o mesmo depois que ligaram essas torneiras.

Av. Padre Antônio José dos Santos, 812 – Cidade Monções, São Paulo – SP, 04563-003

As torneiras com alma do Soul Foto: Divulgação

10. TANK BREWPUB

https://www.instagram.com/tank_brewpub/

Na casa da década de 1960, quem diria, uma pequena cervejaria com bar foi arquitetada. Dos mesmos donos do Âmbar (que poderia muito bem estar nesta lista!), este taproom cervejeiro entrega uma baita experiência. Desde um cardápio caprichado e bem gostoso para almoço, até petiscos para um fim de tarde ou algo para jantar e beber um chope fresco.

O Tank abriu as portas em setembro de 2020, ou seja, em plena pandemia do Corona e hoje pode, mais tranquilamente mostrar toda a sua potência e suas 20 torneiras de chope. A casa tem a régua e você prova entre cervejas ácidas, maltadas, lupuladas e frutadas. Água é cortesia da casa.

Rua Amaro Cavalheiro, 45 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05425-010

Sofisticado, bem decorado, muito agradável, o ambiente do Tank é assim. Foto: Divulgação

11. TAP TAP

https://www.instagram.com/taptapsp/

Ou no Centrão de SP ou na calma Perdizes. Atualmente são esses dois pontos que o módico bar tem, mas abriu um modelo de franquia que deve pipocar em vários outros locais, até fora da capital. São 16 torneiras com uma ótima variedade de chopes de todo o Brasil. O garimpo é feito pelo Carlos Lima, o Véio, que também abre os mesões para receber Bottle Share de cervejas raras para os beergeeks se encontrarem.

Tem porções de petiscos para acompanhar, pratos PF´s para almoço e uma carta de outras bebidas para as(os) amigas (os) que não forem tãooo da cerveja assim.

Rua. Turiassu, 625 – Perdizes, São Paulo – SP, 05005-001

Rua: da Consolação, 455 – Consolação, São Paulo – SP, 01301-000

NO Centro, uma esquina e muitas Taps. Foto: Divulgação

12. TARANTINO

https://www.instagram.com/cervejariatarantino/

A Zona Norte ganhou um clima diferente depois que a Cervejaria se estabeleceu perto da ponte do Limão, mas do lado menos badalado da cidade, quer dizer, agora é um lado super badalado na cidade! É fábrica, é pátio, é bar e tem até sala de aula. A Tarantino tem um taproom com muitas torneiras que servem suas clássicas cervejas e também as especiais que saem de pequenos tanques, exclusivos para quem for beber por lá.

Com um calendário invejável de eventos, o pátio ganha temperatura com blocos de carnavais, batuques de todos os tipos e músicas que acompanham as temáticas da festa de época. Já ganhou prêmio como melhor local arejado para beber! Acompanhe a programação nas redes socias e curta os eventos bebendo cervejas as cervejas com vista para os tanques.

Rua: Miguel Nelson Bechara, 316 – Limão, São Paulo – SP, 02712-130

Sentiu o clima do bloco? Cerveja é acessório necessário aqui no pátio da Tarantino. Foto: Divulgação

13. TRILHA

https://www.instagram.com/trilhacervejaria/

Uma pequena porta de garagem, na Pompéia, um balcão pequeno, algumas torneiras com cervejas deliciosas, mas fora do comum. Esta é a Trilha que ganhou o coração e paladar dos paulistanos. Agora, a pequena fábrica ganha espaço na Barra Funda e ouvi dizer, um novo restaurante a ser inaugurado, daqui algum tempo.

No clube da cervejaria opções com cervejas ultra frescas ou barrel aged que você escolhe a quantidade que quer receber. Nas geladeiras tem cervejas de pequenos lotes pra levar, cervejas collabs com restaurantes bacanudos, cervejas ácidas, defumadas e tropicais. Cada rotulo conta uma história e carregam artes de artistas convidados, uma ilustração mais linda que outra, muitas delas podem ser compradas em pôster e caso queira, enquadradas. Aqui em casa, tem algumas memórias sensoriais pelas paredes.

Rua Apinajés, 137 – Pompeia, São Paulo – SP, 05017-000

O simples é muitas vezes significado de qualidade altíssima. na Trilha é assim. Foto: Divulgação

 

Saúde e boa diversão!

Se for beber não dirija!

Se for dirigir não beba (alguns lugares já tem opções de cervejas sem álcool!)

Se for beber, saiba seu limite e não extrapole.

Não sirva, não venda e não compartilhe bebida com menores de 18 anos!

Você também pode gostar

Sommelier, pega que essa cerveja é tua

Sabe aquele momento quando uma pessoa adulta descobre