O Jardim Botânico, em Ribeirão Preto, reserva uma das maiores surpresas gastronômicas da cidade. Passando longe da vibe “influencers comem de graça aqui em troca de post”, a Mio Pizzeria tem uma pizza ao estilo napolitana difícil de se encontrar no Brasil, ainda mais em Ribeirão, onde reinam as bordas recheadas de desgosto.

Com uma massa aerada, crocante na medida e ingredientes de primeira, a pizza do chef Claudio Aliperti é uma poesia marginal. Faz um convite para ser comida com as mãos enquanto se fala da vida com alguém querido. Um vinho é bem-vindo. 

Ali, só mozzarella de búfala. Manjericão, direto dos vasinhos do balcão. O forno a gás. Fermento biológico. “Sou contra fermentação natural na pizza. Aquele amargor residual é legal no pão, mas não na pizza, que tem outro perfil sensorial”, diz o chef. 

A marguerita é a simplicidade feliz que a gente passa a vida inteira buscando. Tudo à perfeição, da primeira mordida na pontinha mais suculenta, até a borda que faz croc-croc. A outra pedida foi prosciutto com cogumelos, deliciosa também, mas não alcança a elegância clássica da primeira. 

Fica a sugestão também para as sobremesas: o Bigné (massa choux com sorvete e calda de chocolate) e o pudim de pistache precisam ser provados com calma e tempos para mostrarem o poder que um doce equilibrado tem. Para abrir o apetite, as croquettas são uma ótima pedida junto com a caipirinha de frutas vermelhas e mascarpone.

Claudio pega uma cerveja e senta na mesa para conversar com a gente. Diz que, um dia, recebeu um cliente genuinamente de Nápoles, que disse que a pizza tinha sabor da infância dele. “Os olhos dele encheram de água, os meus também”, lembra emocionado. Claudio é pura simpatia desde a primeira empreitada, em uma portinha no Jardim Irajá, onde as pizzas eram servidas no prato de papel. 

A pizza, legitimamente napolitana, segue a receita à risca: fina, com recheio suficiente para cobrir a massa e atenção aos detalhes. “A massa é farinha, água, sal e fermento. Não tem segredo, o lance é cuidar da hidratação da massa, os ingredientes, uso água de qualidade. Água é algo que ninguém dá muita atenção, mas aqui, só mineral para não desandar o PH e faz toda a diferença”.

Caipirinha de frutas vermelhas com mascarpone, croquetas e o chef Claudio em ação

Por lá, é tudo ao modo antigo, inclusive o atendimento impecável do Gabriel e do Giovani, garçons que te fazem sentir em casa, e os preços amigáveis. Tudo é um contraste positivo ao exagero gastronômico cafona de uma zona sul que ama pagar muito por pouco.

Não espere um ambiente instagramável demais. Espere uma pizza de verdade. 

Av. Wladmir Meireles, 1830 – Jardim Botânico, Ribeirão Preto

 

Você também pode gostar

Curitiba terá 1º Festival da Pizza Napolitana em julho

O evento inédito, sediado pelo Madá Pizza &