Conheça as kombuchas vencedoras do primeiro concurso sensorial da bebida

Conheça as kombuchas vencedoras do primeiro concurso sensorial da bebida

- em Eventos

Aconteceu em Porto Alegre o primeiro concurso de kombuchas do Brasil. O evento foi em anexo à Copa Internacional da Cerveja de POA e contou com a presença de jurados brasileiros e americanos que estavam participando no concurso cervejeiro. O julgamento aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro.

A bebida fermentada de chás existe há muito tempo,mas virou moda no Brasil faz cerca de 3 anos, quando o mercado começou a entender melhor suas qualidades e os scobys (conjunto de microorganismos) começaram a ganhar vida no país tropical. Frutas, legumes, especiarias e ingredientes inusitados como spirulina trazem complexidade e criatividade para esta bebida gaseificada que pode ou não conter álcool.

Para Júlia Reis, uma das organizadoras, o evento é importante neste momento para fomentar o mercado. “Melhorar a qualidade por meio da avaliação profissional e, claro, criar parâmetros sensoriais cada vez mais claros para quem produz e degusta”. Ela conta que foi por isso que foram criadas diferentes categorias dos produtos e um formulário de julgamento com critérios a serem pontuados e observados. “Pontos como acidez, dulçor residual e equilíbrio geral dos ingredientes foram observados. ”

Amostras na mesa final do julgameto. Foto: Bia Amorim

O número total de inscrições chegou a 73 amostras. Julia avalia que foi um número expressivo para o tamanho do mercado profissional atual. O concurso foi aberto para empresas de várias regiões do Brasil e até do Uruguai. As avaliações foram feitas por um time composto por 8 juízes com experiência em avaliações sensoriais de bebidas e que são também envolvidos na produção e/ou consumo de Kombucha: Júlia Reis, Roberto Fonseca, Bia Amorim (Farofa Magazine), Rosária Penz, Tais Shure, Rafael Strappazon, Megan Garrity (EUA/Peru) e Gordon Strong (EUA).

Para garantir isenção, as kombuchas foram degustadas sem identificação e com preenchimento de uma súmula com pontos. As 6 amostras com maior pontuação passaram por uma mesa final, que selecionou os 3 melhores produtos.

CONFIRA OS VENCEDORES 

1o lugar: Karma to Brew Kombucha Original (Uruguai)

2o lugar: Karma to Brew Kombucha Mango-Jalapeño

3o lugar: Dêvi Kombucha Abacaxi e Gengibre (Brasil)

Melhores por categoria:

Melhores Kombucha com Fruta

1) Karma to Brew Kombucha Butiá
2) Hatha Kombucha de Uva (Brasil)
3) Strappa Live Kombucha Escarlate (Brasil)

Melhores Kombucha com Especiarias e/ou Fruta
1) Dêvi Kombucha Abacaxi e Gengibre
2) Karma to Brew Kombucha Mango-Jalapeño
3) Dêvi Kombucha Suco Verde

Melhores Kombucha Base ou com mel
1) Karma to Brew Kombucha Original
2) Lich Chá Mate e Chá de Capim Limão (Brasil)
3) Strappa Kombucha Original

Melhor Kombucha alcoólico
1) Dêvi Flow Hard Kombucha
2) Strappa Kombucha Hard Amora e Lemongrass

Roberto Fonseca, que é jornalista e especialista em cerveja, estava na organização do evento e também julgou as amostras. Para a Farofa Magazine contou que consome a bebida há 2 anos e ficou bastante surpreso com os resultados. “Descobri que há muitas combinações de frutas e especiarias que nunca havia provado. ” Sobre a qualidade das amostras ele comenta que “mesmo em um mercado novo como é o do kombucha, a busca por melhorias parece ser uma das preocupações principais, e isso acabou se refletindo.”

Com a normatização do MAPA, Roberto acredita que a bebida apresente um avanço de qualidade ainda mais rápido. Mas ainda não existe um guia oficial com padrões a serem seguidos. Ele finaliza “o resultado da avaliação funciona como uma referência para quem começa a se interessar por kombuchas e quer ter uma base do que é um produto de qualidade elevada. “

Falamos sobre a Instrução Normativa nº 41/2019, que estabelece o PIQ da kombucha em um artigo AQUI.

Já existem pelo menos 50 produtores nacionais registrados na Associação Brasileira de Kombucha (www.abkom.org.br).

Apoiadores do CBK:

Matinê Cervejeira

Sinnatrah Cervejaria Escola

Strappa Kombucha

Cervejaria Continente

Você também pode gostar

Evento com o guru da fermentação Sandor Katz acontece em São Paulo

Autor de “A arte de Fermentação”, considerada a